MDB adere ao governo Eduardo Leite
capa

MDB adere ao governo Eduardo Leite

Medida foi aprovada no Diretório Estadual da sigla

Por
Correio do Povo

MDB decide aderir ao governo Eduardo Leite

publicidade

O MDB estadual decidiu, nesta segunda, aderir ao governo Eduardo Leite (PSDB). A medida foi aprovada por 47 votos favoráveis, nove contra e dois nulos em eleição no Diretório Estadual da sigla. 

O presidente do partido no RS, Alceu Moreira, optou para que coubesse ao colegiado avaliar o convite feito pelo governador eleito para integrar à base aliada. Segundo o partido, a semelhança do projeto de Leite ao do governo José Ivo Sartori foi a principal justificativa para os defensores do ingresso. "Não foram nossas ideias que perderam a eleição, e sim as circunstâncias que marcaram o nosso governo", disse o secretário de Segurança Pública do Estado, Cézar Schirmer, segundo publicado no site da legenda.

• MDB e PSDB se reaproximam no RS e em Porto Alegre

O secretário-geral do MDB, deputado Gabriel Souza, também sustentou a proximidade programática entre o atual e o futuro governo. Ele detalhou que o partido apresentará ao governador Eduardo Leite uma carta de princípios. Alguns pontos já foram previamente litados pela pela bancada do MDB na Assembleia legislativa, como a continuação da política de responsabilidade fiscal, a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, a manutenção da política de segurança pública, através de PPP, e a manutenção dos programas sociais, como o Centro de Referências da Juventude.

Espírito natalino

Em entrevista ao programa Esfera Pública desta segunda-feira o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, em tom jocoso, disse que a aproximação entre as siglas, que também deve ocorrer em nível municipal, é resultado do "espírito natalino típico de final de ano". Em seguida o prefeito afirmou que ambos os partidos sempre estiveram muitos próximos e que têm um ideal comum: fazer as reformas das estruturas para, reorganizada a casa (Estado ou município) se possa entender de onde vêm os recursos e para onde são destinados.