MEC vai avaliar alfabetização das crianças no 2º ano do ensino fundamental

MEC vai avaliar alfabetização das crianças no 2º ano do ensino fundamental

Pela primeira vez, Saeb terá prova de Ciências da Natureza para amostra de estudantes do 9º ano

Correio do Povo e AE

Haverá ditado para as crianças em fase de alfabetização

publicidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), publicou nesta quinta-feira as novas diretrizes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e informou que passará a avaliar a alfabetização dos alunos no 2º ano do ensino fundamental por meio de amostras de escolas públicas e privadas. Segundo o Inep, a capacidade de ler e escrever das crianças será medida por meio de um ditado e incluirá provas de Língua Portuguesa e Matemática. Eles seguirão a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017.

Pela primeira vez, o Inep também aplicará questionários de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, conforme as diretrizes da BNCC. Serão testados exclusivamente os alunos do 9º ano de uma amostra de instituições de ensino públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais que possuam dez ou mais estudantes matriculados, da 27 unidades federativas.

Já as provas de Língua Portuguesa e Matemática abrangerão aqueles matriculados nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. Participarão amostras de escolas privadas e todas as públicas do País. Os exames seguirão as matrizes vigentes para preservação da comparabilidade entre edições e manutenção da série histórica de resultados.

Educação Infantil

O estudo sobre a educação infantil será realizado pela primeira vez, em 2019. Haverá aplicação de questionários aos professores e diretores de uma amostra de creches e pré-escolas públicas ou conveniadas com o setor público, localizadas em zonas urbanas e rurais. O foco da avaliação é o processo de ensino e aprendizagem, e não o aluno.

O Saeb 2019 será realizado no período de 21 de outubro a 1º de novembro de 2019. A previsão é de que mais de sete milhões de alunos participem. Os resultados serão divulgados até dezembro de 2020 e vão compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Cancelamento

O exame sobre alfabetização das crianças havia sido cancelado completamente pela gestão do ex-ministro Ricardo Vélez Rodríguez. Depois de intensa repercussão negativa, já que a alfabetização é considerada etapa crucial para o desenvolvimento escolar do aluno, a gestão de Jair Bolsonaro voltou atrás.

A mudança na prova levou à demissão do então presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pelas avaliações, Marcus Vinícius Rodrigues. O cargo ficou vago por cerca de 20 dias, até que Weitraub nomeou o delegado da Polícia Federal Elmer Vicenzi para o posto.

Até a última prova, feita em 2016, os exames de leitura, escrita e matemática tinham sido feitos para todas as crianças do 3º ano do ensino fundamental. 

A portaria publicada nesta quinta no Diário Oficial da União pelo Inep também diz que a prova vai seguir a BNCC. Um outra portaria, de 25 de março, havia cancelado a avaliação de alfabetização. O governo já havia dito que voltaria atrás na decisão, mas não havia novo documento.

Especialistas temem que a mudança possa prejudicar a análise da série histórica dos resultados. A última avaliação de alfabetização no País mostrou que mais de 50% das crianças não tinham desempenho considerado suficiente em leitura e escrita. Elas não conseguiam localizar informações em textos de literatura infantil ou escrever corretamente palavras como lousa e professor.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895