Melo renova equipe após saída de pré-candidatos

Melo renova equipe após saída de pré-candidatos

Entre titulares e adjuntos, foram 14 afastamentos no primeiro escalão da prefeitura da Capital visando a disputa eleitoral de 2024

Rafael Renkovski

Entre titulares e adjuntos, 14 secretários deixaram suas pastas na prefeitura da Capital

publicidade

Seis meses antes das eleições deste ano, isto é, no último dia 6 de abril, foi encerrado o prazo de desincompatibilização, quando um pré-candidato se afasta do cargo público que exerce para disputar a eleição. Em Porto Alegre, foram 14 secretários, entre titulares e adjuntos, que se afastaram da gestão municipal para tentar uma vaga na Câmara de Vereadores da Capital ou na prefeitura de seu município. Priorizando quadros técnicos, 11 já foram substituídos. Três ex-secretários, no entanto, já assumiram outras funções no governo.

Veja Também

As primeiras mudanças anunciadas pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) foram nas pastas de Habitação e Regularização Fundiária, que perdeu André Machado (busca eleição pelo PP), e nos Serviços Urbanos, com a saída de Marcos Felipi Garcia. No lugar de André, assumiu a então adjunta Simone Somensi, procuradora municipal desde 2002, que já atuou na Procuradoria Especializada do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e foi chefe da Procuradoria de Assistência e Regularização Fundiária.

Assumindo a titularidade dos Serviços Urbanos, Assis Arrojo é servidor municipal há 25 anos na área de obras, onde exerceu cargos de coordenação e direção no setor. Marcos Felipi, que almeja uma cadeira de vereador pelo Cidadania, no entanto, já foi nomeado em cargo de comissão como chefe de unidade no Gabinete do Prefeito. Caso ele confirme a intenção de concorrer na eleição deste ano, o prazo para afastamento da atual função é de três meses antes do pleito, ou seja, 6 de julho.

No Esporte, Lazer e Juventude, mais uma substituição técnica: Ana Paula Pagliosa Bastos, educadora física que atuava como diretora administrativa da secretaria, entrou no espaço deixado por Débora Garcia, que buscará se eleger vereadora pelo Republicanos. Assim como Marcos, a ex-secretária também foi nomeada em outro cargo. Agora, Débora será coordenadora na Secretaria de Mobilidade Urbana.

A reposição de outros dois titulares já foram anunciadas. Na Cultura, Henry Ventura, pré-candidato a vereador pelo PSDB, será substituído interinamente por Eduardo Garcez Paim, que atuava como chefe de gabinete da secretaria. Ligado à área, Eduardo já foi secretário adjunto da pasta no município de Canoas.

Gustavo Ferenci, da Transparência e Controladoria, que buscará uma vaga no Legislativo municipal pelo MDB, será sucedido por Carlos Fett Paiva Neto, que era adjunto. Com longa trajetória no serviço público, Fett já foi diretor de Patrimônio e Finanças da Câmara de Porto Alegre e secretário adjunto de Administração, além de chefe de gabinete da Secretaria da Saúde.

Festival de reposições entre os adjuntos

Entre os secretários-adjuntos, destacam-se as reposições. Ex-assessor técnico dos Serviços Urbanos, Rodney Guterro Júnior assume o lugar de Vitorino Baseggio, então adjunto da pasta e pré-candidato a vereador pelo MDB. Na Cultura, o adjunto Clóvis André, também do MDB, dá espaço para Liliana Cardoso, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura e primeira mulher negra a ser eleita patrona dos Festejos Farroupilhas.

A operação da Segurança, antes comandada por Luis Ernesto Zottis, do Cidadania, passa a ser chefiada por João Gilberto Santos, que era agente de fiscalização do Desenvolvimento Econômico e Turismo da Capital. No lugar de Matheus Ayres, do PP, Raquel Leviski assume como adjunta da Mobilidade Urbana. Ela atuava como coordenadora na secretaria e teve trajetória na coordenação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Suplente de vereadora pelo Podemos e então adjunta do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Cíntia Rockenbach dá lugar a José Natal na pasta. Ele exercia o mesmo cargo na Governança Local e Coordenação Política, pasta na qual a ex-secretária já foi nomeada como coordenadora, em cargo de comissão.

O ex-vereador e ex-deputado estadual Paulo Brum, que estava atuando como adjunto no Desenvolvimento Social, tentará uma cadeira no Legislativo municipal pelo Podemos. Para o seu lugar na secretaria, entrou sua esposa, Rita de Cássia Rocha Brum. Rita já atuou em diversos órgãos públicos, como as secretarias de Educação, Desenvolvimento Urbano e Casa Civil do Rio Grande do Sul e a extinta secretaria, hoje coordenadoria, de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre.

No aguardo das reposições

Três ex-secretários ainda não foram oficialmente substituídos: Nelson Beron (MDB), também adjunto do Desenvolvimento Social; Douglas Martello (PL), adjunto do Desenvolvimento Econômico e Turismo, que foi lançado como pré-candidato à prefeitura de Alvorada; e Claudio Franzen (PSDB), adjunto pedagógico da Educação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895