Ministério do Turismo solicita fim do visto a turistas norte-americanos

Ministério do Turismo solicita fim do visto a turistas norte-americanos

Ministro ressalta vantagens financeiras, mas Itamaraty lembra da política de reciprocidade

Correio do Povo

Ministério solicita fim do visto a turistas norte-americanos

publicidade

O Ministério do Turismo pediu, nesta sexta-feira, de forma oficial ao Itamaraty a isenção de vistos para turistas norte-americanos a partir do mês que vem até dezembro de 2016. A facilitação visa aumentar a entrada de turistas no país e potencializar a economia interna do Brasil.

Para o ministro do Turismo, Henrique Alves, a medida – que pode ser ampliada a outros países – é uma estratégia para a ampliação do fluxo de estrangeiros e entrada de divisas no Brasil. O pedido ocorre a pouco mais de um ano do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e cerca de 10 meses depois do fim da Copa do Mundo, quando estrangeiros gastaram aproximadamente 1,4 bilhão no país.

“A barreira do visto, em um país que se prepara para receber um dos maiores eventos esportivos do mundo em 2016, representa uma demanda represada, receita reduzida e imagem afetada pela falta de abertura internacional. A decisão certamente pode contribuir para reduzir o déficit da nossa conta Turismo, que em 2014 foi de 18,6 bilhões de dólares”, disse o ministro.

O embaixador Mauro Vieira afirmou não ter nenhuma dificuldade ideológica para atender o pleito, mas ressaltou a política de reciprocidade. “Já temos acordo de isenção com 82 países, mas precisamos seguir a lei e as políticas vigentes no país”, disse o embaixador. Os Estados Unidos exigem visto de entrada a turistas brasileiros.

Turista dos EUA é o que mais gasta no Brasil

De acordo com dados do Ministério do Turismo, o turista norte-americano é o segundo que mais requer vistos para entrar no Brasil, o que mais gasta e o que mais permanece no país a lazer – cerca de 20 dias.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895