Ministro conhecerá projetos sobre uso do carvão no RS

Ministro conhecerá projetos sobre uso do carvão no RS

Ideia do governo do Estado e empresários é modernizar plantas no Estado

Correio do Povo

publicidade

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, irá conhecer projetos sobre a modernização do uso das usinas de carvão no Rio Grande do Sul durante sua visita ao Estado, nesta segunda-feira. Ao lado do governador José Ivo Sartori, ele visitará Butiá no começo da tarde.

Diretor de Novos Negócios da Copelmi Mineração, Roberto de Faria afirmou à Rádio Guaíba que o investimento na modernização das plantas de carvão é algo que poderá, além de gerar empregos, manter o preço da energia elétrica barato. No entanto, a modernização torna-se necessária. “Estamos buscando trazer o carvão para o século XXI. O de hoje remete muito ao século XIX”, salientou.

Representantes da Copelmi e do governo do Estado irão explicar o projeto de criação do polo carboquímico, anunciado pelo Piratini durante missão ao Japão, no mês passado. O projeto está em vias de ser encaminhado à Assembleia Legislativa. A ideia é potencializar o uso do carvão mineral, conforme explicou o secretário de Minas e Energia, Artur Lemos.

Segundo o secretário, a pauta junto ao ministro contemplará a viabilidade de um leilão para a construção de uma nova usina termoelétrica. A usina visitada no Japão, em Hitachinaka, servirá como modelo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895