Moraes manda PF colher depoimento de Weintraub

Moraes manda PF colher depoimento de Weintraub

Ex-ministro da Educação está sendo investigado no inquérito que apura fake news contra a Corte

R7

publicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal colha, no prazo de cinco dias, o depoimento do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub. Durante uma entrevista concedida para um podcast, Abraham afirmou, sem apresentar provas, que um magistrado da Corte tentou comprar a casa dele.

De acordo com a decisão de Moraes, a conduta do ex-ministro é semelhante a de outros investigados por propagação de notícias falsas. O episódio foi incluído no inquérito que investiga fake news e ataques contra o Supremo e seus integrantes.

"Em uma primeira análise, é possível constatar que as condutas perpetradas pelo entrevistado Abraham Weintraub se assemelham às investigadas no âmbito do Inquérito 4.781/DF, razão pela qual se mostra necessária a adoção de medidas destinadas à completa elucidação dos fatos", escreve o magistrado, em um trecho da decisão.

Ele também manda notificar a Procuradoria-Geral da República sobre o caso e pede resposta em um prazo de dez dias.

"Eu vou contar um outro detalhe picante. Moro numa casa, num condomínio fechado, uma casa boa. Um juiz do STF estava procurando casa na região, dentro do condomínio. Viu a minha casa e falou: 'Pô, casa bonita, hein, de quem é?'. Falaram: 'Abraham Weintraub'. 'Pergunta para ele se não quer vender para mim'", disse Weintraub na entrevista.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895