Morre aos 79 ex-presidente do TCE Porfírio Peixoto

Morre aos 79 ex-presidente do TCE Porfírio Peixoto

Economista presidiu a Corte e exerceu quatro mandatos seguidos na Assembleia

Lucas Rivas/Rádio Guaíba

Conselheiro presidiu o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).

publicidade

Morreu, neste sábado, aos 79 anos, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Porfírio Peixoto. Ex-deputado estadual, ele sofria de câncer no pulmão e permanecia internado no Hospital Santa Rita, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Peixoto iniciou na política em São Luiz Gonzaga, nas Missões, onde nasceu. Foi eleito deputado estadual por quatro mandatos, em 1974, 1978, 1982 e 1986, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), aos 34 anos. Quando ingressou na vida pública já era formado em Economia

Com a redemocratização do país, Porfírio Peixoto integrou o grupo de parlamentares responsáveis pela Constituição Estadual. Pela atuação na Constituinte gaúcha, recebeu o Prêmio Springer Carrier Por um Rio Grande Melhor. Após concluído o trabalho, no fim de 1989, deixou a Assembleia gaúcha para assumir o cargo de conselheiro do TCE, onde assumiu as funções de conselheiro, presidente e vice-presidente.

Peixoto deixa como legado uma história de dedicação à causa pública, marcada pela seriedade, pela coragem e pela coerência, salienta o conselheiro Cezar Miola.

“Porfírio Peixoto sempre foi um homem muito sereno, equilibrado, um julgador ponderado, sábio e com preparo técnico. Quando dirigiu o TCE sempre foi um grande líder. Foi um homem público de grande valor, um parlamentar destacado. É uma perda que lamento muito, mas cabe aqui reconhecer o trabalho e exemplo dele para todos nós que atuamos no controle externo”, relembra.

O velório ocorre a partir das 16h, no Cemitério João XXIII, em Porto Alegre. O sepultamento é previsto para as 10h deste domingo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895