Morre, aos 80 anos, o ex-vereador de Porto Alegre Clóvis Ilgenfritz

Morre, aos 80 anos, o ex-vereador de Porto Alegre Clóvis Ilgenfritz

O velório ocorre neste domingo, a partir das 11h, no Plenário da Câmara de Vereadores

Christian Bueller

O velório ocorre neste domingo, a partir das 11h, no Plenário da Câmara de Vereadores

publicidade

Será velado neste domingo, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o corpo do ex-vereador de Porto Alegre Clóvis Ilgenfritz. O velório ocorre a partir das 11 horas no Plenário Otávio Rocha, no 2º piso da Câmara de Vereadores. A cerimônia de cremação será no Crematório de Viamão. 

Ilgenfritz, 80 anos, era arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Na mesma universidade foi professor de 1972 a 1977. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento por causa de uma fibrose pulmonar desde outubro deste ano. Foi eleito vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 1988, sendo reeleito para quatro sucessivos mandatos até 2000. Em 1997 foi presidente da Câmara Municipal. Concorreu a deputado federal na eleição de 1998, conseguindo suplência e tendo assumido o cargo em 2001. 

Ilgenfritz dedicou sua vida profissional para trabalhos em habitação popular, ainda que também tenha atuado no mercado, criando a Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), aprovada pelo Congresso Nacional em 2008. O texto assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita a construção de habitação de interesse social . Quatro anos depois, na legislatura seguinte, seu colega arquiteto e urbanista Zezéu Ribeiro, também deputado pelo PT, reapresentou o projeto, que depois virou a Lei 11.888/2008.

A área da habitação social era sua principal bandeira. “A assistência técnica para habitação popular veio como uma necessidade para o país e para a população, com a presença do arquiteto e urbanista, conseguir melhorar as habitações no Brasil e atingir as pessoas que nunca tiveram assistência de ninguém”, disse certa vez.

Em outubro deste ano, Ilgenfritz recebeu sua última homenagem em vida, no  21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA). O Colar de Ouro é uma comenda criada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) como reconhecimento máximo aos arquitetos e urbanistas pela sua obra e atuação profissional

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895