Política

Motta anuncia votação de projetos sobre bebidas adulteradas e cobrança de bagagens

Brasil já acumula dez mortes por ingestão de bebidas com metanol

Motta anuncia que projeto envolvendo bebidas adulteradas será votado na próxima semana
Motta anuncia que projeto envolvendo bebidas adulteradas será votado na próxima semana Foto : Saulo Cruz/Agência Senado/CP

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que a pauta do Plenário, na semana que vem, vai incluir a votação do projeto que torna crime hediondo a falsificação e a adulteração de alimentos e bebidas (PL 2307/07), e também da proposta que proíbe a cobrança de bagagem de mão em voos no Brasil (PL 5041/25).

"Votaremos ainda outras matérias fundamentais para o Brasil, envolvendo a segurança pública e o Outubro Rosa", afirmou. "Semana de muito trabalho pelo país! Vamos iniciar a próxima segunda (27) com votações em Plenário, num esforço concentrado até quinta".

A declaração foi dada em suas redes sociais, logo após a reunião de líderes desta quinta-feira.

Mortes por metanol

Desde o mês passado, o Brasil já acumula dez mortes confirmadas por ingestão de bebidas contaminadas com metanol, segundo o Ministério da Saúde.

Além das sete em São Paulo, Pernambuco teve dois óbitos e o Paraná registrou um. Outros onze casos estão sob investigação nos estados de em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Paraíba.

Os casos de intoxicação confirmados em todo o país chegam a 53. Vinte e oito mortes suspeitas foram descartadas.

Veja Também

Outros projetos relevantes apontados por Motta

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, Motta anunciou a criação de uma comissão especial destinada a analisar de forma conjunta três Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que visam alterar a repartição da receita proveniente de impostos federais. O anúncio foi realizado durante um encontro promovido pelas bancadas de deputados das regiões Sul e Sudeste do país.

Atualmente, a União repassa 50% dos recursos arrecadados com o Imposto de Renda, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o imposto especial sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, destinados a estados e municípios.

As três PECs em análise propõem aumentos progressivos na fatia destinada a estados e municípios:

  • A primeira proposta visa aumentar a parcela para 51%.
  • A segunda PEC propõe a elevação para 51,5%.
  • A terceira proposta, a de maior impacto, busca aumentar a fatia para 53,5%.