Política

MP e Comando Ambiental da BM admitem preocupação com risco de extinção da FZB

Audiência pública na Assembleia Legislativa ficou lotada

Audiência pública na Assembleia Legislativa ficou lotada
Audiência pública na Assembleia Legislativa ficou lotada Foto : Juarez Junior / Agência ALRS / Divulgação / CP
A audiência pública desta quinta-feira na Assembleia Legislativa sobre a extinção da Fundação Zoobotânica (FZB) ficou lotada. Além de trabalhadores da FZB e deputados, integrantes do Ministério Público do RS e o Comando Ambiental da Brigada Militar participaram dos debates. Estas duas entidades se uniram ao coro que adverte para os perigos da medida proposta pelo governo. Tanto o representante do Ministério Público do Estado, quanto o do Comando Ambiental da Brigada Militar apontaram “preocupação” com a proposta enviada na terceira fase do Ajuste Fiscal gaúcho.

Comandante do 1º Batalhão do Comando Ambiental da Brigada Militar, o major Rodrigo Gonçalves dos Santos lembra que o trabalho de fiscalização ambiental ocorre em parceria com a FZB. “Somos testemunhas do excelente trabalho que a Fundação tem prestado principalmente em parceria com os órgãos de fiscalização ambiental. A fundação também é parceira no sentido de que eles que recebem os animais que nós apreendemos. Uma vez apreendido o animal, temos que levar para um centro de triagem, e o único da região metropolitana é no Zoológico de Sapucaia (coordenado pela FZB)”, apontou o major.

O promotor José Seabra Mendes Júnior, que representou o Procurador-Geral de Justiça do Estado no evento, questiona quem vai assumir todas as atividades da FZB se ela for extinta. “Nós vemos com preocupação o que seria feito no caso de uma eventual extinção da Fundação. Vamos pegar, por exemplo, um caso de crime ambiental contra a fauna: nós muitas vezes dependemos do trabalho da FZB para viabilizar uma perícia técnica e inclusive auxiliar o Judiciário a esclarecer um eventual crime praticado”, defendeu o promotor.

A audiência pública, proposta pelos deputados Altemir Tortelli (PT) e Manuela d’Ávila (PCdoB), teve participação de deputados da base do governador. Além de Tiago Simon (PMDB), que já abriu voto contrário à extinção, a deputada Regina Becker Fortunati (PDT) também participou do evento.

Ao final das atividades, trabalhadores da FZB, entidades de defesa do meio ambiente e estudantes de Biologia atravessaram a rua e protestaram em frente ao Piratini. Um grupo dos manifestantes foi recebido na Casa Civil e entregou documento pedindo a retirada do projeto. O governo disse que vai analisar o pedido.