O Ministério Público do Rio Grande do Sul pediu o arquivamento de investigação contra o ex-vereador Mário Manfro, originária da Operação Caixinha, no ano de 2016. A promotoria não encontrou provas da denúncia, feita por um ex-funcionário de gabinete, de que haveria cobrança de "caixinha" por parte do parlamentar em troca de cargos.
Conforme o MP-RS, "houve em verdade uma briga política" entre políticos filiados ao PSDB, postulantes à vereança e Manfro. "Essa disputa política chegou a oficializar-se no interior do PSDB, conforme fartamente demonstrado nos autos", acrescentou o promotor José Guilherme Giacomuzzi.
Na época, o então vereador publicou nota de "surpresa e indignação" e garantiu não ter praticado ato ilícito. Ele tinha deixado o PSDB antes de se filiar ao PTB, no começo de 2016.
Ainda conforme o pedido do MP-RS, "o certo é que não há provas de qualquer crime praticado por qualquer dos investigados". Além de Manfro, foram alvo do MP-RS, Ricardo Terzaghi Otero, Cristiano Junior Ataides, Lutiero de Almeida Pereira, Giovani Lopes, José Marcos Muller del Fabro e Marcos Paulo Flach. Conforme a promotoria, não há indícios de envolvimento com atividade ilícita de nenhum deles.
MP-RS pede arquivamento de investigação contra ex-vereador Mário Manfro
Promotoria concluiu que briga política interna do PSDB gerou denúncias sem comprovação