Mujica defende Brasil como líder da união na América Latina

Mujica defende Brasil como líder da união na América Latina

Presidente uruguaio discursou em cerimônia no Palácio Piratini

Correio do Povo

José Mujica defendeu unição dos países da América Latina

publicidade

O presidente do Uruguai, José Mujica, discursou em cerimônia realizada no Palácio Piratini no começo da tarde desta quarta-feira. Com seu jeito carismático e fazendo uso frases de efeito, Mujica defendeu a união na América Latina. De acordo com ele, o Brasil, pela sua importância, deve ter papel de liderança nesse processo.

José Mujica abriu o discurso destacando que estava feliz por vir ao Brasil, mas mais ainda por vir ao Rio Grande do Sul. O presidente uruguaio lembrou que ajudou gaúchos exilados no Uruguai durante a ditadura militar. “Nessa época, eu não tinha ideia do que o destino me esperava. Foram anos bonitos, de aventura e compromisso”, disse.

Em seguida, Mujica destacou a riqueza dos recursos naturais do Brasil, mas lembrou das injustiças sócias que o país sofreu ao longo dos anos. Ele continuou defendendo a união dos países latino-americanos e a importância de o Brasil ser um líder nesse movimento. Segundo ele, a Amazônia deve ser o pulmão de uma America Latina unida. "Há muito para fazer na América (Latina) e o Brasil ficou muito tempo olhando apenas para si mesmo. Viemos ao Brasil não para ajudar, mas para lembrar do papel que tem que cumprir”, declarou.

“Os problemas novos não são tão novos quanto parecem. As injustiças são as mesmas de sempre, causadas pelas mesmas coisas. Houve um tempo em que os líderes da América Latina achavam mais importante ir a Paris do que visitar o seu vizinho. Dentro de 30 anos, todos os jovens falarão inglês e terão uma língua-mãe, será a crise dos Estados. Os países têm que se unir para serem fortes”, completou.

Mujica desembarcou no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Pela manhã, ele visitou o Centro de Reciclagem de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos. No final da tarde, às 17h, o presidente uruguaio irá participar de uma reunião com o reitor da Ufrgs, Carlos Alexandre Netto. Mais tarde, às 18h30min, Mujica participa da 5ª edição do Seminário Internacional Universidade, Sociedade, Estado, que traz o tema “Desenvolvimento sustentável para a integração regional do Cone Sul”. O evento ocorre no Salão de atos da Ufrgs, localizado na avenida Paulo Gama, 110 – Campus Centro. Os ingressos para o evento foram encerradas ontem. A palestra de Mujica poderá ser vista em transmissão pelo site da universidade.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895