Política

"Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem comida na mesa", diz Dilma

Presidente fez o primeiro discurso após ser empossada no Congresso Nacional

Hugo Chávez compareceu a cerimônia de posse
Hugo Chávez compareceu a cerimônia de posse Foto : Marcelo Garcia / AFP
A primeira mulher eleita para a presidência na história do Brasil tomou posse na tarde deste sábado, em Brasília. Depois de assinar o livro de posse com uma caneta dada por José Sarney, Dilma Rousseff fez um discurso otimista no Congresso Nacional. Ela afirmou que o plano fundamental do seu governo é erradicar a pobreza do País. "Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem comida na mesa", disse.

Veja a cobertura da posse de Dilma

Dilma iniciou a sua explanação saudando o fato de ser a primeira mulher brasileira a chegar à presidência do País. "Pela decisão soberana do povo, hoje será a primeira vez que a faixa presidencial será colocada no ombro de uma mulher. Estou muito feliz com isso."

"Sinto imensa honra por essa escolha e sei da responsabilidade que ela traz. Venho para abrir portas para que outras mulheres se tornem presidentes e para que todas sintam orgulho e alegria de serem mulheres. Meu compromisso supremo é honrar as mulheres, ajudar os mais fracos e governar para todos", acrescentou. 

Em seu discurso, Dilma não esqueceu do ex-vice-presidente José Alencar. "Quero prestar minha homenagem a outro grande brasileiro. O nosso querido vice-presidente José Alencar". Ela o chamou também de "incansável lutador". Depois de cogitar participar da cerimônia, Alencar anunciou no começo da tarde de sábado que seguiu a orientação de médicos e familiares e permaneceu no hospital. 

Consolidação do trabalho de Lula

Dilma Rousseff também fez uma homenagem a Lula, com quem, segundo ela, teve a "experiência política mais vigorosa da sua vida". "Ele (Lula) levou o povo brasileiro a confiar no crescimento desse País. A maior lição que o presidente Lula deixa para nós foi a reconquista da confiança do povo brasileiro no desenvolvimento da nação", considerou. 

Os feitos do governo de Lula também não foram esquecidos por Dilma, que acredita na continuidade do processo. "Superamos a divida monetária com o FMI. Conquistamos crescimento no índice de emprego e resgatamos milhões de brasileiros da tragédia da miséria. Também ajudamos outros milhões no avanço para classe média. Queremos ser de fato uma nação mais desenvolvida e menos desigual", ponderou.

Transformação do País


A presidente Dilma afirmou que deseja estar ao lado de trabalhadores de todas as regiões do País. Ela convocou todos a participarem do "esforço de transformação do País". "Quero contar com o Legislativo e o Judiciário e parceria de governadores e prefeitos", disse.

A chefe de Estado brasileira se comprometeu com a área de saúde do País. "Consolidar o Sistema Único de Saúde será outra grande prioridade de meu governo. Para isso, vou acompanhar pessoalmente o desenvolvimento deste setor."


Bookmark and Share