Na Festa da Uva, Dilma promete apoio a vitivinicultores

Na Festa da Uva, Dilma promete apoio a vitivinicultores

Presidente garantiu que governo vai combater práticas comerciais predatórias

Tiago Medina / Correio do Povo

O prefeito de Caxias, José Ivo Sartori

publicidade

Em um discurso de 17 minutos, a presidente Dilma Rousseff prometeu apoio aos vitivinicultores gaúchos, em razão do crescimento dos rótulos internacionais no mercado brasileiro. “Eu quero reafirmar o compromisso do governo federal com os vitivinicultores. Vocês têm uma parceira presidenta da produção agrícola e industrial desta região,” garantiu. A presidente desembarcou nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul para abir a  29ª Festa Nacional da Uva e a 23ª Festa da Agroindustrial em Caxias do Sul, na Serra. 

Na última década, os vinhos de outros países cresceram quase 200% no mercado brasileiro, motivo de preocupação dos produtores da região da Serra. “Não iremos ficar inertes diante da necessidade de não só buscar mais, mas também combater práticas comerciais predatórias”, afirmou Dilma. “Vamos evitar práticas comerciais assimétricas e danosas”, acrescentou a presidente, que chegou a citar a Organização Mundial do Comércio. Dilma também prometeu ampliar apoio no escoamento da produção de uva.

A presidente chegou a comparar os vitinicultores a heróis, devido ao clima da região produtora de uva. “A região da Serra gaúcha está próxima das melhores condições geoclimáticas para produzir os melhores vinhos do mundo. No entanto, as chuvas costumam ser excessivas antes da colheita”, lembrou. “Por essa razão, os vitivinicultures são verdadeiros heróis, obstitnados. Extraem da terra o que melhor ela pode entregar aos seres humanos.”

Feira deve movimentar R$ 500 milhões na economia de Caxias

A Festa da Uva 2012 tem como tema “Uva, Cor, Ação – a safra da vida na magia das cores”, que destaca também os 40 anos da primeira transmissão a cores da TV brasileira – ocorrida na edição de 1972 – e o ano da Itália no Brasil.

Em 2012, a expectativa é que a Festa da Uva receba 1 milhão de visitantes até o dia 4 de março. Eles devem movimentar a economia de Caxias do Sul em R$ 500 milhões nos 18 dias do evento.

Em seu discurso, o governador Tarso Genro destacou o potencial de distribuição de renda da Serra. “É uma parte do Estado que já cresce distribuindo renda”, salientou. “As políticas já são distributivas e redistributivas”, continuou ele, que completou: “Aqui, esta rede de cumplicidade, baseada nesses setores, são vocações de desenvolvimento e são inclusivas. São geradoras de renda, promotoras de coesão social”, disse Tarso.

Deputados, senadora e prefeitos acompanham abertura

Além de Dilma e Tarso, que tornou-se a 13ª presidente da República a comparecer no primeiro dia do evento, a abertura teve a presença de secretários estaduais, três deputados estaduais, cinco deputados federais, os senadores Paulo Paim e Ana Amélia Lemos, o ex-governador Germano Rigotto, prefeitos da região, além de outras autoridades.

O prefeito de Caxias, José Ivo Sartori, e o presidente da Festa da Uva, Gelson Palavro, destacaram a importância da mulher na história de Caxias do Sul, nos seus discursos. “O trabalho em família deu início ao desenvolvimento da nossa agricultura, que proporcionou o início da Festa da Uva”, ressaltou Sartori.

Dilma passará a noite na Capital e o Carnaval, na Bahia

Após o discurso de abertura da 29ª Festa da Uva, a presidente Dilma Rousseff cortou o laço do Centro de Eventos, onde há exposições das uvas e, em seguida, visitou estandes. Em um giro de cerca de meia hora, a presidente também cumprimentou produtores pelo caminho.

Dilma embarca para Porto Alegre, de avião, onde cumprirá agenda privada – a presidente deve visitar o ex-marido, Carlos Araújo. Nesta sexta-feira, ela inicia o recesso para o Carnaval, onde passará na base de Aratu, na Bahia.


Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895