Nas primeiras horas de votação, 191 urnas precisaram ser substituídas

Nas primeiras horas de votação, 191 urnas precisaram ser substituídas

Urna foi furtada em São Paulo, uma das 50 cidades com 2º turno no País

Agência Brasil

publicidade

Nas primeiras horas após o início do segundo turno das eleições municipais, 191 urnas eletrônicas precisaram ser trocadas em todo o País. O número representa 0,22% do total de 86,1 mil urnas disponíveis para votação nos 50 municípios onde há segundo turno.

O maior número de substituição aconteceu na cidade de São Paulo, onde 31 urnas foram substituídas. Em seguida vem Manaus (AM) com 18 trocas. Em Joinville (SC) foi necessária a substituição de 12 urnas. Já em Santo André (SP) e Duque de Caxias ouve 11 trocas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não sabe ainda explicar o que houve em cada caso especificamente. Segundo a assessoria do tribunal, em geral os problemas têm a ver com as redes elétricas das escolas e outros locais de votação e não com a urna. Até agora, nenhum equipamento que apresentou problema precisou se trocado por urna para votação em cédulas. Segundo o TSE, a votação eletrônica ocorre normalmente em todo o País até o momento.

Os tribunais regionais eleitorais (TREs) dispõem de 8.814 urnas para casos de necessidade de substituição. Ao todo, 31,7 milhões de brasileiros devem procurar as seções de votação nos municípios onde ocorre segundo turno hoje. Os que não puderem comparecer deverão procurar uma das 3.192 urnas de justificativa para esclarecer a ausência e conseguir a quitação com a Justiça Eleitoral.

Urna é furtada na zona leste de São Paulo

Uma urna eletrônica, que seria usada na votação, foi furtada entre a noite passada e a manhã de hoje na Escola Estadual Professor Francisco de Assis Pires Corrêa, no bairro Conjunto José Bonifácio, em Itaquera, zona leste da capital paulista.

O furto foi percebido no início da manhã pelos auxiliares da escola. Eles mesmos providenciaram a substituição, às 8h20min. O incidente não causou filas no local para a votação. A urna furtada perdeu a identificação no sistema, impossibilitando fraudes. O cartório eleitoral registrou boletim de ocorrência.

De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) a escola possui 18 seções eleitorais e serão utilizadas o mesmo número de urnas eletrônicas no local.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895