Política

Nova titular do Conselho de Ética elogia Eduardo Cunha

Tia Eron foi indicada no lugar de Fausto Pinato

Tia Eron foi indicada no lugar de Fausto Pinato que escolheu renunciar
Tia Eron foi indicada no lugar de Fausto Pinato que escolheu renunciar Foto : Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados / CP
Nova titular no Conselho de Ética da Câmara, a deputada Tia Eron (PRB-BA), disse não se arrepender de ter votado em Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para presidir a Casa no ano passado. Para a deputada, sob a direção de Cunha, a Câmara "produziu como nunca". "Claro que eu tenho de comemorar, isso é um grande ganho político para a população brasileira", afirmou.

Independente de seu voto na eleição para a presidência da Câmara, Tia Eron disse que agora vai ouvir todos os lados, investigar o caso e que atuará com cautela em seu voto. Ela ressaltou que não pediu ao PRB para substituir Fausto Pinato (PP-SP) e que cumprirá sua missão partidária. "Me coloco como soldada da minha bancada", declarou.

Membros do Conselho de Ética foram surpreendidos com a decisão de Pinato de renunciar à função. Há um temor na ala contrária ao peemedebista de que a mudança venha influenciar no futuro o resultado do processo que pode culminar com a cassação do mandato de Cunha.

Vice-presidente da República

Durante a sessão administrativa do conselho, o relator do processo por quebra de decoro parlamentar contra Cunha, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), respondeu aos petistas que insistiam, em discurso, que há um golpe em curso para afastar a presidente Dilma Rousseff e Cunha se tornar vice-presidente da República.

Rogério explicou que o peemedebista está constitucionalmente impedido de assumir a vaga caso Michel Temer se torne o presidente e venha a se ausentar. "Réu não assume a presidência", explicou.