Oposição convoca esotérico para falar sobre blecaute

Oposição convoca esotérico para falar sobre blecaute

Líder do PSDB apresentou um requerimento de convocação da Fundação Cacique Cobra Coral

AE

publicidade

Irritado com a estratégia da base aliada de tentar blindar a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, no caso do blecaute que atingiu na semana passada 18 Estados do País, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), apresentou hoje na Comissão de Ciência e Tecnologia, em tom de ironia, um requerimento de convocação de representante da Fundação Cacique Cobra Coral para explicar aos senadores as causas do apagão. A fundação se denomina "entidade científica esotérica especializada em fenômenos climáticos".

Alheio às críticas dos governistas, que acusaram a oposição de "perder o bom senso", o presidente da comissão, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), deu o requerimento como aprovado. Marcelo Crivella (PRB-RJ) questionou a aprovação do documento e pediu para que o áudio da comissão fosse ouvido para confirmar a aprovação do requerimento convocando um esotérico. A sessão da comissão foi suspensa e será retomada no início da tarde.

A polêmica na Comissão de Ciência e Tecnologia começou quando o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) pediu que fosse colocado em votação um requerimento convidando Dilma e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, além de 18 autoridades e técnicos do setor para explicarem o blecaute. Para a oposição, a presença de um grande número de pessoas diluiria os depoimentos e impediria um questionamento direto aos ministros.

Requerimento idêntico ao apresentado por Cavalcanti foi aprovado nas comissões de Infraestrutura (CI) e Assuntos Econômicos (CAE) a pedido de outros parlamentares governistas. A estratégia da base aliada é não deixar que a ministra seja convocada a comparecer sozinha para falar do apagão. A oposição tentou, em ambas as comissões, e sem sucesso, aprovar convite para que a ministra fale sozinha aos parlamentares, sem a ajuda de técnicos.

A oposição afirma que o governo tenta "colocar a sujeira debaixo do tapete", nas palavras do senador José Agripino Maia (DEM-RN), ao impedir que Dilma, ex-ministra de Minas e Energia, dê explicações sobre o apagão elétrico. Após a aprovação do convite para que um representante da Fundação Cobra Coral fale sobre o apagão, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) criticou a disputa entre governo e oposição em relação ao assunto. "O Senado está perdendo o bom senso. Não faz sentido discutir esse problema em todas as comissões. O Senado não pode se prestar a esse papel", afirmou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895