Em seu primeiro compromisso público após a eleição, o presidente Michel Temer (MDB) falou nesta segunda-feira que já está tudo encaminhado para o início da transição com a equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Em um evento com empresários do setor sucroalcooleiro em São Paulo, Temer afirmou que o Brasil precisa ser reunificado e que quem perdeu a eleição também precisa ajudar a governar. Segundo ele, "é fundamental que haja oposição".
"A fiscalização faz com que você, praticante do ato de governo, verifique aquilo que se contestou e reformule aquilo que produziu. A oposição não pode ter um significado político. No Brasil, ela tem um significado político. Ou seja, se eu perdi a eleição, o meu dever é destruir o governo que foi eleito. Esse não é o significado jurídico de oposição e situação na democracia", ponderou.
• Jair Bolsonaro viaja na terça-feira para Brasília
Para Temer, é preciso diferenciar "atos de governo, que podem ser contestados", e "atos de Estado", estes exemplificados como a questão da Previdência Social. O presidente ainda fez questão de dizer que "o momento político-eleitoral" se encerrou ontem e que agora começa "o momento político-administrativo", fase em que ele espera que seus sucessores continuem projetos da atual gestão.
• Trump revela conversa com Bolsonaro: "Excelente ligação"
"Vamos entrar em um momento de transição. Já estamos com tudo formatado para que o próximo governo receba tudo aquilo que nós realizamos e vamos insistir que não haja descontinuidade. Mas ao contrário, que haja continuidade e ainda aquilo que há de ser feito." No entanto, ele disse ter recebido sinalizações positivas da equipe de Bolsonaro na área econômica.
Temer também falou que o contexto atual exige pacificação da sociedade e que para isso é preciso respeitar a Constituição. "Nós estamos em um momento que temos que recuperar esse fenômeno de todos saberem que participamos de um mesmo time. O time se chama Brasil. Portanto, temos que estar todos reunificados", disse.
Oposição não pode atrapalhar futuro governo, diz Temer
Presidente disse nesta segunda-feira que momento é "de todos saberem que participamos de um mesmo time, o Brasil"