Orlando Silva elogia Aldo Rebelo e classifica escolha de excelente

Orlando Silva elogia Aldo Rebelo e classifica escolha de excelente

Ex-ministro contou que organizou transição com o colega de partido durante almoço

Correio do Povo

Orlando Silva elogia Aldo Rebelo e classifica escolha de excelente

publicidade

O ex-ministro do Esporte Orlando Silva elogiou na tarde desta quinta-feira o seu substituto no cargo, o deputado Aldo Rebelo, colega do PC do B. Em sua conta oficial no Twitter, ele classificou de "excelente" a escolha da presidente Dilma Rousseff e mencionou o encontro dos dois no final da manhã.

"É homem público que admiro e com muita capacidade política. Parabéns Presidenta", escreveu Orlando Silva. "Recebi o novo ministro do Esporte em casa. Durante o almoço organizamos a transição", salientou o político.

Durante a manhã, o ex-ministro já tinha dado uma prévia de que Rebelo seria o escolhido para o cargo, ao mencionar o perfil do colega de partido antes da escolha definitiva por Dilma. "Bom dia @aldorebelo! Deus ilumine teus caminhos. Bom trabalho", comentou.

Aldo Rebelo foi anunciado nesta quinta como o novo responsável pela pasta do Esporte. Ele foi o nome indicado pelo PC do B para suceder Orlando Silva, que pediu demissão nesta quinta após denúncias de desvio de verbas. A ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, disse que a escolha será publicada no Diário Oficial de amanhã.

"Fui convidado pela presidente Dilma para assumir o Ministério do Esportes. Agradeci a confiança, disse que aceitava como um desafio e que procuraria me desencumbir da tarefa da melhor maneira possível", disse Aldo em entrevista para a Rádio Guaíba.

Ao se reunir com Aldo Rebelo no Palácio da Alvorada, a presidente Dilma Rousseff pediu a ele que conduza o ministério com o objetivo de enfrentar “todos os desafios da Copa do Mundo e das Olimpíadas”.

Biografia

Nascido em Alagoas, Aldo está no quinto mandato de deputado federal. Ele foi eleito pelo PC do B de São Paulo. Jornalista e escritor, iniciou a atuação política como líder do movimento estudantil e chegou a presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE). Ele também é um dos fundadores da União da Juventude Socialista (UJS).

Sua militância o levou a se eleger vereador em São Paulo, primeiro cargo no Legislativo. Durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2008-2010), Aldo foi presidente da Câmara dos Deputados, ministro de Relações Institucionais e líder do governo na Câmara.

No primeiro semestre deste ano, Aldo Rebelo foi relator do projeto do novo Código Florestal, matéria que dividiu a base governista e chegou a ser aprovada na Câmara dos Deputados. A proposta agora é discutida no Senado.

Aldo é conhecido por sua postura nacionalista. Um dos projetos apresentados por ele é o que prevê a redução de estrangeirismos na língua portuguesa.

Ele assume a vaga de Orlando Silva que deixou o Ministério do Esporte depois de o STF instaurar inquérito para apurar denúncias de desvio de dinheiro em ações da pasta. Há duas semanas, o policial militar João Dias acusou o ex-ministro de participar de um esquema de desvio de recursos públicos do programa Segundo Tempo. A denúncia foi publicada pela revista Veja. Desde então, Orlando Silva vem negando participação no esquema, tendo prestado informações ao Congresso Nacional. Ele também pediu ao Ministério Público que o investigasse para garantir sua inocência.

O ex-ocupante da pasta e atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, também é acusado de desviar dinheiro do programa. A ministra Cármen Lúcia determinou que o inquérito que já investiga Agnelo Queiroz no Superior Tribunal de Justiça (STJ) fosse levado ao STF para que ela avaliasse se o processo deve correr em conjunto com o de Orlando Silva. De acordo com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, há uma “relação intensa” entre os casos. Com a saída de Orlando Silva do ministério, o inquérito passa a ser conduzido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).





Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895