Osmar Terra recebe Medalha do Mérito Farroupilha na Assembleia Legislativa

Osmar Terra recebe Medalha do Mérito Farroupilha na Assembleia Legislativa

Ministro da Cidadania agradeceu "homenagem que coroa atividade pública"

Correio do Povo

Ministro salientou luta pela implantação do SUS

publicidade

O ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB), recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, em cerimônia nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, em uma homenagem proposta pelo deputado Vilmar Zanchin (MDB) acolhida de forma unânime pelo Parlamento gaúcho. "Esta homenagem coroa minha trajetória na atividade pública, em uma caminhada de mais de 40 anos, que pretendo prosseguir enquanto tiver saúde. A vida pública, para mim, sempre foi uma entrega, um desejo de mudar o mundo, corrigir injustiças, diminuir desigualdades e trabalhar pelo progresso", pontuou Terra, em sua manifestação, logo após ser agraciado pelo presidente da Assembleia, deputado Luís Augusto Lara (PTB), com a mais importante láurea concedida pelo Poder Legislativo do RS.

Terra destacou suas passagens como prefeito, secretário de Saúde e como superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, tendo participado da implantação do SUS no Estado. "Eu não entendia porque um ser humano não podia ser atendido gratuitamente em um sistema de saúde público. Só podia ter médico pagando. Isso é desumano. Tenho muito orgulho em ter participado da implantação do SUS, da criação dos conselhos e da aproximação entre o governo e as entidades filantrópicas, que hoje são tão importantes para a cobertura da saúde em nossa sociedade", comentou.

Natural de Porto Alegre, Osmar Gasparini Terra é médico, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem especialização em Saúde Perinatal, Educação e Desenvolvimento do Bebê pela Universidade de Brasília e mestrado em Neurociência pela PUCRS. Filiado ao MDB desde 1986, cumpre seu sexto mandato como deputado federal. Dizendo estar honrado e emocionado, Osmar Terra admitiu ter sido surpreendido ao ser convidado para integrar o governo Bolsonaro após ter feito campanha, na última eleição, para Henrique Meirelles. "Muitos dizem que o eleitor pode ser enganado, comprado, mas eu acredito que o eleitor pensa muito em sua decisão e acredito que a essência da política é colocar-se no lugar do outro para entender seu sentimento", concluiu.

Em sua manifestação, o presidente da Assembleia disse que a indicação do médico foi aprovada por unanimidade pela Mesa Diretora. Elogiando a postura de Osmar Terra, tanto na política, quanto na vida privada, observadas de perto quando os dois foram secretários nos governos de Germano Rigotto (MDB) e Yeda Crusius (PSDB), Luís Augusto Lara destacou a serenidade e a competência de Terra. "Com esta medalha, o Parlamento gaúcho homenageia mais que o homem público, homenageia o cidadão", afirmou o presidente do Legislativo gaúcho.
 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895