Padilha nega dedo do governo em suspensão de 'emenda Pix' pelo STF
Congressistas estão descontentes com o governo porque desconfiam que a suspensão foi articulada pelo Executivo
publicidade
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta segunda-feira, 12, que o governo não tem nada a ver com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu as "emendas Pix". Esse tipo de emenda é uma forma de deputados e senadores enviarem dinheiro para prefeituras sem que a verba esteja atrelada a um projeto específico. Congressistas estão descontentes com o governo porque desconfiam que a suspensão foi articulada pelo Executivo.
"Não tem qualquer digital ou participação do governo, do Executivo, qualquer ministro do governo, naquilo que é uma decisão da Suprema Corte. O que cabe ao governo, e nós sempre faremos, é quando tiver uma decisão da Suprema Corte, cumprir", disse. "Não cabe ao governo influenciar em uma decisão do STF", afirmou o ministro.
Veja Também
- Suspender emendas dá “autonomia desmedida” ao Executivo, diz Congresso
- Câmara e Senado pedem que Dino reveja decisão e libere pagamento de Emendas Pix sem restrições
Segundo ele, o importante é não paralisar as obras prioritárias. Padilha deu as declarações no Palácio do Planalto depois de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os articuladores políticos do governo.