Ás vésperas de passar o comando da prefeitura de Pelotas para Fernando Marroni (PT), a entrada da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) no governo do Estado foi efetivada. Saiu nesta segunda-feira a indicação de que Paula ocupará um cargo de FG (Função Gratificada) no Gabinete do Governador. Ela assume a função a partir do dia 1 de janeiro de 2025 e ficará no lugar de Otavio Ribeiro Dimas.
A entrada da prefeita no secretariado já era confirmada na reforma do secretariado prevista para o começo do ano. Próxima de Leite, a discussão se dava sobre em qual secretaria a tucana, que hoje preside o partido estadualmente, ocuparia. Visando o pleito de 2026, o governador e a prefeita buscam um pasta com visibilidade dentro do governo.
Além dela, o prefeito de Caxias do Sul, que também deixará o cargo a partir do próximo ano, Jorge Pozzbom (PSDB), deve entrar na leva dos novos secretários.