Pesquisa mostra cenário eleitoral na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul

Pesquisa mostra cenário eleitoral na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul

Levantamento ouviu 1.808 pessoas entre os dias 28 e 30 de setembro em 84 municípios

AE

Estão previstas a recriação da pasta do Desenvolvimento Agrário e a separação da atual Secretaria de Obras e Habitação

publicidade

O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) tem 40% dos votos válidos e lidera a disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, segundo pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira, 30. Em segundo lugar, aparece Onyx Lorenzoni (PL), com 30%. Edegar Pretto (PT) tem 20%.

O resultado do levantamento aponta para possibilidade de segundo turno entre Leite e Lorenzoni. Com a proximidade da eleição, o Ipec passou a divulgar os porcentuais das pesquisas em votos válidos, que correspondem à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. O procedimento é o mesmo adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgar os votos de um pleito.

Luis Carlos Heinze (PP) aparece com 4%. Roberto Argenta (PSC), 2%. Carlos Messalla (PCB), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT) têm 1% cada. Rejane de Oliveira (PSTU) não pontuou.

Nos votos totais, que incluem brancos, nulos e indecisos, Leite também lidera, com 36%. Lorenzoni tem 27% e Pretto, 18%. Brancos e nulos, 2%. Não sabe/Não respondeu, 7%. No segundo turno, Leite venceria Lorenzoni por 50% a 37%, e desbancaria o candidato do PT por 52% a 30%. Em outro cenário, o ex-ministro do governo Bolsonaro derrotaria Preto por um placar de 44% a 36%.

Senado

O ex-governador gaúcho Olívio Dutra (PT) lidera a disputa para o Senado, com 36% dos votos válidos. Hamilton Mourão (Republicanos) tem 28% e aparece empatado tecnicamente com Ana Amélia Lemos (PSD), que soma 27%. Professor Nado (Avante) tem 2%. Fabiana Sanguiné (PSTU), Maristela Zanotto (PSC), Paulo Roberto da Rosa (DC) e Sanny Figueiredo (PSB) têm 1% cada.

A pesquisa ouviu 1.808 pessoas entre os dias 28 e 30 de setembro em 84 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela RBS Participações S.A. e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02778/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RS-04427/2022.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895