PGR pede ao STF que arquive ações contra Bolsonaro por CPI da Covid

PGR pede ao STF que arquive ações contra Bolsonaro por CPI da Covid

Procuradora-geral em exercício pediu o arquivamento de cinco ações contra o presidente da República e outros agentes públicos

R7

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que é alvo de cinco ações com base na CPI da Covid

publicidade

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento de cinco ações contra o presidente Jair Bolsonaro abertas com base nas apurações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, instalada no Senado no ano passado. 

As ações em questão apontavam para o cometimento de crimes de infração de medida sanitária preventiva, de epidemia (majorado pelo resultado morte), prevaricação, charlatanismo e emprego irregular de verbas ou rendas públicas. 

No caso do primeiro, a procuradora-Geral da República em exercício, Lindôra Araújo, diz não verificar "nexo de causalidade entre o não uso de máscara pelo chefe do Executivo Federal e o aumento da ocupação de leitos hospitalares do Estado do Acre de 88,7% para 96,2%".

"Inúmeras pessoas contaminadas nem sequer tiveram contato direto ou indireto (por meio de terceiras pessoas) com o Presidente da República, afastando a possibilidade de responsabilização por esse fato", pontuou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895