PL entra no governo Marchezan e pavimenta apoio às eleições de 2020

PL entra no governo Marchezan e pavimenta apoio às eleições de 2020

Liberais vão passar a ocupar cargos estratégicos pelo PP em setores da saúde, cooperativismo e habitação

Lucas Rivas / Rádio Guaíba

Cherini e Marchezan aproximam seus partidos de aliança

publicidade

Em função do vácuo deixado pelo PP na administração municipal, após o racha deflagrado entre o prefeito Nelson Marchezan Jr (PSDB) e o partido do vice, Gustavo Paim, o Partido Liberal (PL), capitaneado pelo coordenador da bancada gaúcha na Câmara Federal, deputado Giovani Cherini, se aproximou de vez do Paço Municipal. Após ter firmado acordo, no fim de semana, para ingressar na gestão tucana, o PL passará a ocupar cargos estratégicos, deixados pelo PP. No horizonte, vagas em setores ligados a saúde, cooperativismo e habitação. Os nomes devem ser confirmados durante a semana.

Além de contar com apoio do PL, Marchezan também reforça as estratégias para as eleições de 2020. Embora negue a intenção de concorrer à reeleição, o prefeito segue pavimentando o caminho para disputar o pleito no ano que vem. “Nós estamos recebendo o apoio desses partidos que conseguiram perceber as mudanças para o futuro da cidade. O PL é um desses casos. A gente vê, pelo perfil do deputado Cherini e pelas conversas que tivemos, o interesse deles em apresentar sugestões”, destacou o tucano. De acordo com ele, o PL vem para apoiar um projeto que prevê continuação em 2020, “independente de nomes”.

Eleições 2020

A entrada do PL na base ainda visa fortalecer uma aliança encabeçada pelo PSDB para 2020. Mesmo com as restrições para as candidaturas proporcionais, os liberais vão trabalhar para eleger pelo menos dois vereadores no ano que vem. Devido à experiência na vida pública, os candidatos mais fortes incluem Nereu D’Ávila, ex-secretário da Smic, e Missionário Volnei, ex-deputado estadual. Cerca de 30 candidatos devem compor a nominata.

Um dos trunfos do PL para a costura política é o tempo de televisão. Na Câmara Federal, o partido, ao lado PP, conta com a terceira maior bancada, atrás apenas do PSL e do PT. Além disso, Giovani Cherini detém prestígio entre os liberais para disputar o Paço Municipal.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895