Política

PMDB vai homenagear Eduardo Cunha

Presidente da Câmara comandou a bancada do partido até fevereiro deste ano

Presidente da Câmara comandou a bancada do partido entre fevereiro de 2013 e fevereiro deste ano
Presidente da Câmara comandou a bancada do partido entre fevereiro de 2013 e fevereiro deste ano Foto : Antônio Cruz / Agência Brasil / CP
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), terá uma oportunidade para demonstrar que não está isolado na Casa após as novas revelações da Procuradoria-Geral da República. Nesta quarta-feira, a bancada do PMDB pretende homenageá-lo com a "inauguração" de sua foto oficial no quadro de ex-líderes do partido na Casa.

Cunha comandou a bancada do PMDB na Câmara entre fevereiro de 2013 e fevereiro deste ano, quando foi eleito presidente da Casa. Ele foi sucedido na liderança por Leonardo Picciani (RJ), que ganhou a disputa pela vaga por apenas um voto. Cunha foi apontado como o principal articulador da vitória de Picciani. Os dois são aliados no Rio de Janeiro.

Recentemente, Cunha e Picciani tiveram divergências. Sobretudo depois que o atual líder do partido deu declarações favoráveis à volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e negociou sozinho a participação de deputados do PMDB na reforma ministerial do governo Dilma Rousseff. Mesmo assim, dois aliados de Cunha ganharam as vagas: Celso Pansera, na Ciência e Tecnologia, e Marcelo Castro, na Saúde.

Dentro da diversa bancada do PMDB, Cunha praticamente não encontra adversários. Uma das exceções é o ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcellos, que atualmente exerce mandato de deputado federal por aquele Estado. No dia 10 de outubro, Jarbas defendeu publicamente o afastamento de Cunha da presidência da Câmara por causa das denúncias contra ele.

Cunha mantém apoios importantes na Casa. No entanto, esse respaldo poderá refluir se as investigações contra ele se aprofundarem mais. "Pouca gente aguenta a pressão das ruas e da opinião pública", disse um deputado do PMDB que se diz aliado de Cunha.