O Palácio do Planalto concluiu, na tarde desta sexta-feira, os últimos detalhes para a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil. A presidente Dilma Rousseff deverá receber o mandatário americano às 10h de sábado. Representantes civis dos dois países também discutiram, na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), os últimos detalhes da passagem do estadista
Para garantir a segurança de Obama, dez homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Distrito Federal e militares do Exército realizaram uma varredura de quase uma hora nas dependências internas da sede do Executivo. Os policias usaram cães farejadores e detectores de metais e explosivos. O local da exposição "Mulheres Artistas e Brasileiras - Produção do Século 20", com cerca de 80 obras entre telas e esculturas, também foi inspecionado, já que está na agenda de Obama visitar a mostra.
Depois de subir a rampa do Palácio do Planalto, Obama terá uma reunião com Dilma. Após esta conversa, os dois presidentes farão uma declaração conjunta, às 12h.
A reunião de coordenação da visita da Obama tem a participação dos ministros da Casa Civil, Antônio Palocci; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel; da Fazenda, Guido Mantega; do embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon; do embaixador brasileiro nos EUA, Mauro Vieira; do presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges e do secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira.
Polícia faz varredura no Planalto antes de visita de Obama ao Brasil
Equipe de Dilma acertou últimos detalhes da programação do estadista no País