“O potencial do Brasil não é somente a agricultura, também não é só a quantidade de minério, nem tão pouco o fato de sermos o País com um dos maiores potenciais de reserva de petróleo. O nosso País tem projeção continental com 190 milhões de brasileiros. Ao longo da nossa história, nunca ficou tão claro que a nossa força não se encontrava em nenhum país lá fora. A força está na capacidade de produzir consumir, trabalhar e criar e de virarmos cidadãos”, afirmou em discurso na Assembleia Legislativa.
Dilma ressaltou que será desenvolvido o projeto para melhorar as condições de vida de 16 milhões de brasileiros que vivem na pobreza, com menos de R$ 70 ao mês – 716 mil na Região Sul e mais de 306 mil no Rio Grande do Sul. “A nossa capacidade de resistência é muito elevada. Na primeira etapa da crise, nós fomos o último país a entrar e o primeiro a sair.”
Imposição do FMI
Sobre a economia, Dilma falou que que o Brasil não concorda com a imposição, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), de algumas políticas restritivas a países em crise. De acordo com a presidente, o Brasil passou de devedor para credor do FMI. “Possivelmente este ano aumentaremos a participação, mas jamais aceitaremos critérios impostos a outros países”, declarou a presidente.
Tarso Genro
O governador Tarso Genro, que assinou o convênio junto com os governadores de Santa Cataria e do Paraná, disse que a presidente deixa o Rio Grande do Sul e o Brasil orgulhosos ao ir na contramão de outros países que adotam medidas restritivas de políticas sociais. "A senhora colocou o Brasil em outro patamar civilizatório. A presidente olha para os estados com olha republicano e os estados apresentam projetos. Em nome do povo gaúcho, falo que estamos infinitamente orgulhosos”, disse Tarso.
Protestos
A visita da presidente Dilma Rousseff ao Estado provocou vários protestos nesta sexta-feira. Trabalhadores da região carbonífera bloquearam os dois sentidos da BR 290 (freeway), sobre a Ponte do Guaíba. Os manifestantes reivindicavam a inclusão do carvão mineral da Bolsa de Energia - no chamado Leilão A-5.
Os bancários realizaram uma caminhada pelo Centro da Capital, da Praça da Alfândega até a Assembleia Legislativa. Cerca de 150 grevistas, que estão parados há 17 dias, também percorreram a avenida Duque de Caxias carregando faixas, usando máscaras e narizes de palhaços. Os manifestantes gritavam palavra de ordem como "Dilma sacana, libera a minha grana."
Os manifestantes gritavam palavra de ordem como "Dilma sacana, libera a minha grana. / Foto: Bruno Alencastro