Porto Alegre receberá feira mundial de inovação em 2022

Porto Alegre receberá feira mundial de inovação em 2022

Pela primeira vez, evento será realizado fora da Europa e está agendado para o mês de março

Mauren Xavier, direto de Madri

publicidade

No ano em que completará 250 anos, Porto Alegre também será sede de uma das maiores feiras de inovação do mundo em 2022, a South Summit. O anúncio, como já era esperado e vinha sendo trabalhado nos últimos anos, ocorreu nesta quarta-feira, durante a feira, em Madrid, na Espanha, na presença do governador Eduardo Leite (PSDB) e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, (MDB). A confirmação ocorreu durante o painel "Opportunities in the Brazilian Ecosistem: The case of Rio Grande do Sul". No qual o governador fez uma apresentação sobre os investimentos em invocação. Será a primeira vez que o evento sairá da Europa para ocorrer em outro continente. 

Em seguida, Melo falou sobre os atrativos da cidade, como a redução de impostos para atrair investimentos. Enfatizou ainda a boa relação entre os governos estadual e municipal.

Para Leite, a confirmação é a "cereja do bolo" no conjunto de ações desenvolvidas para estimular a inovação no Estado, além de garantir uma relevância internacional ao Estado. De acordo com o termo assinado pela diretoria da feira e o governador e prefeito, o evento deve ser realizado em março. Os espaços que serão ocupados ainda não foram definidos. Melo espera que a área central da cidade seja explorada. 

A importância da feira

Segundo o secretário estadual de Inovação, Luis Lamb, esse tipo de feira abre uma série de oportunidades para o Rio Grande do Sul, como aproximar empresas, startups e fundos de fomento. "É uma grande oportunidade de dar visibilidade ao Rio Grande do Sul em uma grande região da Europa", enfatizou o secretário, ressaltando que a feira reúne representantes de diversas regiões da Europa. 

O evento também impulsiona um novo perfil de economia. "Na economia do século XXI, a tecnologia e a inovação estão no centro das discussões. Para ter uma noção, há dois dias tivemos aquele crash do Instagram e WhatsApp, e muitas pessoas ficaram muitas horas sem poder trabalhar. Isso ilustra a importância da tecnologia e da inovação na vida de todos", sentenciou.   

Outra característica é fortalecer a cultura da "economia aberta". Na prática, segundo o secretário, significa que grandes desafios de setores, da economia e de regiões (cidades, países) são respondidos por "inovadores". 

Na prática, ocorre que muitas empresas de base tecnológica são capazes de responder mais rapidamente aos desafios do dia a dia por estarem alinhadas às novas tecnologias. "Há várias regiões da Espanha que estão aqui com os seus escritórios e representações, focados em projetos de inovação. Como nós que temos o Inova RS. Isso mostra que a inovação tem que ser a alavanca do desenvolvimento", pontuou o secretário. 

Primeira etapa concluída

A confirmação do evento internacional encerrou a primeira parte da viagem da comitiva gaúcha à Europa. Nesta quarta-feira ainda o grupo se desloca para Barcelona, onde terão encontros e visitas na quinta-feira. Depois, na sexta-feira, a agenda será em Toulouse, no Sul da França.

 

 

 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895