Porto Alegre terá memorial em homenagem às vítimas da Covid-19

Porto Alegre terá memorial em homenagem às vítimas da Covid-19

Três anos após o início da pandemia, o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara da Capital

Rafael Renkovski*

publicidade

De autoria do vereador Aldacir Oliboni (PT), foi aprovado, nesta quarta-feira, o projeto que institui o Memorial às Vítimas da Covid-19 em Porto Alegre. A proposta, apresentada em 2021, teve aprovação unânime, três anos após o início da pandemia.

Na justificativa da pauta, Oliboni diz que “a sociedade tem o direito de lembrar e homenagear entes queridos e amigos que perderam suas vidas repentinamente num período tão curto”. Sobre o papel do poder público na execução do memorial, ele afirma que a única necessidade é a “cedência de local de relevância na cidade para que a memória seja preservada” e que “nenhum valor financeiro está previsto para a obra, que será financiada por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas”.

Em âmbito federal, uma portaria do Ministério da Saúde foi publicada, nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União, que instituiu o Memorial da Pandemia de Covid-19, no Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro. A proposta é que o local seja destinado à memória e reflexão sobre causas, consequências, enfrentamento e superação da pandemia, na perspectiva de estabelecer novos parâmetros e protocolos científicos de atuação do Estado brasileiro em situações de risco sanitário similar.

*Sob supervisão de Mauren Xavier


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895