Prefeito de Esteio confirma saída do PP e ingresso no PL

Prefeito de Esteio confirma saída do PP e ingresso no PL

Leonardo Pascoal anunciou a decisão antes do início da Expointer, realizada no município

Felipe Nabinger

No dia 8 de agosto, PL publicou fotos de encontro de Pascoal com Bolsonaro

publicidade

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, confirmou que deixará o PP e ingressa no PL gaúcho. Filiado há 17 anos, desde que tinha 16 anos de idade, ele afirmou que sairá das fileiras progressistas com a sensação de "dever cumprido". 

"Esta não foi uma decisão fácil, mas necessária diante do atual quadro político, que exige clareza de posicionamento e defesa inequívoca dos valores, princípios e ideias que acreditamos", publicou na noite desta quinta-feira, em uma rede social.

Pascoal, reeleito em 2020 com mais de 85% dos votos, terá nas eleições municipais papel estratégico no partido de mobilização de lideranças. O anúncio ocorre antes do início da Expointer, que ocorre no município a partir deste sábado.

Sua migração era dada como certa para o PL, após convite do presidente estadual da sigla, Giovani Cherini, do presidente nacional, Valdemar da Costa Neto, e do ex-presidente da República Jair Bolsonaro.

Tanto que no último dia 8 de agosto o partido publicou fotos do encontro entre os quatro nas redes sociais, com legenda onde Valdemar celebrava a chegada e projetava que o PL iria "estourar" no RS.

Antes, porém, houve reuniões com o PP municipal e com o presidente estadual do partido, Covatti Filho, e com o ex-presidente Celso Bernardi, a quem Pascoal agradeceu em seu texto.

O partido apresentou as possibilidades para Pascoal na sigla, mas Covatti disse em sua posse que respeitaria a decisão do, agora, ex-companheiro de partido.

Pascoal chegou a se candidatar à presidência da executiva municipal do PP, saindo da disputa por questões pessoais e abrindo caminho para aclamação de Covatti.

Em 2022, Pascoal coordenou o processo de criação do plano de governo do senador Luis Carlos Heinze (PP), quando este concorreu ao governo do Estado.

Há possibilidade do vice-prefeito, Jaime da Rosa, acompanhar Pascoal. Filiado ao PSB, desde 1995, ele é apontado como sucessor do prefeito na disputada municipal do ano que vem. 

Jaime ainda terá reunião com a executiva do PSB e uma definição sobre seu futuro politico deve ocorrer até segunda-feira.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895