O prefeito eleito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), teve nesta sexta-feira seu primeiro encontro com os vereadores eleitos e os dirigentes dos partidos que o apoiaram nas eleições. Além de informar os aliados sobre o processo de transição, Marchezan falou com os aliados a respeito da composição do futuro governo.
“Percebemos que existe um pouco de ansiedade, por parte dos aliados, sobre a composição do nosso governo, mas isso é encarado como algo natural”, contou o vice-prefeito eleito, Gustavo Paim (PP). Segundo ele, alguns aliados demonstraram estar preocupados com os ajustes que ocorrerão para redução da máquina pública. “Isso também é natural, mas o importante é que estejam todos cientes desta necessidade”, explicou.
Participaram da reunião, representantes de PSDB, PP, PTB, SD, PTC, PMN, PMB, Novo e PV. Um dos temas do encontro foi a discussão sobre a situação financeira da prefeitura, que Paim qualifica como “preocupante”. “Essa talvez não seja a temática mais agradável, mas acreditamos que é preciso enfrentá-la.”
A equipe de transição do prefeito José Fortunati (PDT) entregou nesta sexta os dados orçamentários solicitados por Marchezan. Paim disse que a análise deste material é prioritária. “As demais decisões, como definição de estruturas e composição de governo, ocorrerão apenas após esta análise.”
Prefeito eleito reúne aliados na Câmara
Marchezan e base aliada discutiram tamanho da prefeitura e questão financeira