Prefeitos promovem movimento favorável a distribuição de royalties

Prefeitos promovem movimento favorável a distribuição de royalties

Iniciativa foi da Confederação Nacional dos Municípios em parceria com a FAMURS

Bruno Bertuzzi/Rádio Guaíba

publicidade

Prefeitos de diversos municípios gaúchos estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira na sede da Federação das Associação de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) para promover o movimento em favor da divisão igualitária dos royalties do pré-sal.

O evento contou com a participação do prefeito José Fogaça, dos senadores Pedro Simon e Paulo Paim, além do presidente Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski. Conforme o presidente da FAMURS, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, a finalidade do evento era firmar ainda mais a posição dos municípios gaúchos sobre essa questão.

Com a emenda, proposta pelo deputado federal Ibsen Pinheiro, cinco cidades gaúchas teriam perda financeira: Tramandaí, Cidreira, Osório, Imbé e Canoas. No entanto, até mesmo estes prefeitos se mostram abertos à proposta da FAMURS e CNM, que prevê alteração no texto original, dividindo o apenas o valor dos royalties e não da fatia especial recebida pelos municípios. 

O prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister, diz que essas cidades apóiam as mudanças na emenda e que todos os prefeitos ficarão atentos aos próximos acontecimentos. Indagado sobre a polêmica gerada pela emenda, o deputado Ibsen Pinheiro disse que aceitação por parte dos municípios, de uma maneira geral, tem sido boa.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895