Prefeitura insere dados de empresas públicas no Portal da Transparência

Prefeitura insere dados de empresas públicas no Portal da Transparência

Criado em 2010, site recebeu dados da Carris, Procempa, EPTC e Imesf

Diretor-Presidente da Procempa, Mario Teza, discursou no lançamento

publicidade

O Portal de Transparência e Acesso à Informação da Prefeitura da Capital, criado em 2010, passa a contar a partir de agora com dados de despesas de órgãos como a Carris, Procempa, EPTC e Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). Com a medida todos os gastos e contratos das administrações direta e indireta estão à disposição do público. Entre as informações publicadas estão receita, despesa, licitações, convênios, contratos, diárias, passagens, demonstrações contábeis, quadro funcional e folha de pagamento.

O prefeito ressaltou que o Município sempre defendeu a transparência e enfrentou temas polêmicos, que tiveram questionamentos judiciais, como a divulgação dos salários do funcionalismo público. José Fortunati também afirmou que, no Dia Internacional de Combate à Corrupção, a medida adotada é uma resposta a denúncias de fraude que marcaram o histórico de empresas públicas como a Carris e a Procempa.

“Nós, tanto na Carris, quanto na Procempa, estamos trabalhando há quase dois anos, não só para resolver problemas pontuais, como para dar um salto de qualidade. A Procempa virou hoje, de novo, modelo de empresa de tecnologia no País e esse instrumento permite dar total tranquilidade ao contribuinte de que seu dinheiro está sendo bem investido tanto na Procempa, quanto na Carris”, enfatizou.

Representantes do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado estiveram presentes, no Paço Municipal, no anúncio da iniciativa. As manifestações de ambos foram de que as administrações públicas, ao longo do tempo, se apropriaram de informações, de forma sigilosa. Entretanto, sustentaram que elas sempre foram de posse da sociedade, que paga as contas das gestões municipais, estaduais e em nível federal.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895