Presidente Dilma vai inaugurar nesta sexta a Rodovia do Parque
BR 448 interligará quatro municípios
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No total, são 22,3 quilômetros de pista dupla, com três faixas cada, com capacidade de receber cerca de 37,5 mil veículos por dia. Orçada em R$ 824 milhões, em 2008, a construção da rodovia teve custo efetivo de R$ 1 bilhão. De acordo com o governo federal, 149 propriedades foram indenizadas e 599 famílias tiveram de ser reassentadas.
A obra, uma das mais aguardadas por quem mora ou viaja à região Metropolitana, começou a ser construída em setembro de 2009. À época, a previsão de conclusão da obra era abril de 2012, prazo estipulado que não foi cumprido e que acabou sendo adiado para dezembro do mesmo ano.
No prazo definido, novo adiamento. Desta vez, para o fim de 2013. Entre as principais dificuldades que atrasaram os trabalhos estiveram, segundo a construtora e o Dnit, as desapropriações e remoção de famílias em áreas de construção.
Em novembro, o Tribunal de Contas da União (TCU)chegou a recomendar a paralisação de sete obras, incluindo a pavimentação da BR 448. A decisão foi tomada com base no relatório de consolidação das obras. Conforme o documento, haveria a prática de sobrepreço na rodovia. A recomendação irritou a presidente, que chegou a questionar quem arcaria com os prejuízos da paralisação. No entanto, a obra não foi interrompida.
Novo trecho vai desafogar trânsito
Concebida para desafogar a congestionada rodovia BR 116 e o caótico trânsito da região Metropolitana de Porto Alegre, a BR 448, conhecida como Rodovia do Parque, pretende aliviar a vida de milhares de motoristas que trafegam diariamente em direção à Capital em cerca de 130 mil veículos. Por ser uma via expressa com poucos acessos, será um reforço ao escoamento da produção gaúcha, especialmente para os produtores da Serra e do Vale do Sinos, do Caí e do Paranhana.
Os primeiros passos para a construção da rodovia foram dados em dezembro de 2005, com a aprovação do Plano Nacional de Viação (PNV). Foi incluída no PNV a rodovia de ligação BR 448, subtrecho entre a BR 116 e a BR 290. Nos seus mais de 22 quilômetros de extensão, a BR 448 liga os municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas e Porto Alegre, formando um anel rodoviário que tenta ajudar a região Metropolitana de Porto Alegre, terceiro polo industrial mais importante do país, com cerca de 40% do PIB do Estado, e caminho para escoamento da maior parte da produção do Estado, a deixar para trás os enormes engarrafamentos diários.
Em novembro deste ano, a presidente Dilma Rousseff disse, em entrevista coletiva, que se tratava de uma estrada emblemática. 'A Rodovia do Parque é emblemática para o meu governo, e não tem nada a ver com eleição. Eu era ministra-chefe da Casa Civil quando nós viabilizamos essa obra, e eu não esqueço o olhar de incredulidade: 'Essa obra não sai'. E ela está saindo, e ela é uma obra difícil. Eu estive aqui, era um areião. E aqui também, ninguém dizia, em 2003, que era possível fazer uma indústria naval. É possível, e ela está lá, gerando emprego e tecnologia', declarou na ocasião.
Planalto montou palanque para Dilma
Um palanque para a solenidade de inauguração da BR 448 foi montado ao lado da ponte estaiada, no trecho final pertencente a Canoas, próximo à entrada da Capital e da Arena do Grêmio, no bairro Humaitá. Do governo federal, além da presidente Dilma Rousseff, estarão presentes na inauguração os ministros gaúchos Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário, e Maria do Rosário, dos Direitos Humanos, além do titular da Pasta dos Transportes, César Augusto Rabello Borges.
Segundo o Dnit, a rodovia estará liberada para o tráfego a partir do meio-dia deste sábado. O trajeto está 100% concluído, entretanto, os acessos ao bairro Mato Grande, em Canoas, e ao parque Assis Brasil, em Esteio, só serão liberados em 2014.