Presidente do PDT vai interferir em possíveis adesões do partido a Marchezan

Presidente do PDT vai interferir em possíveis adesões do partido a Marchezan

Fortunati disse que não se envolverá diretamente nos debates

Flávia Bemfica

Fortunati participou de reunião que deu início ao processo de transição

publicidade

O prefeito José Fortunati (PDT) disse, na manhã desta quarta-feira, que não se envolverá diretamente nos debates do PDT sobre qual será a postura do partido frente ao governo do prefeito eleito, Nelson Marchezan Jr. (PSDB). As declarações foram feitas após a reunião que deu início ao processo de transição entre as duas gestões, e que aconteceu no gabinete de Fortunati. “Não vou me envolver. Isso será debatido nas instâncias partidárias”, informou o pedetista.

O PDT municipal, que elegeu três vereadores, tenta construir uma posição em bloco. O presidente nacional do partido, Carlos Lupi, fez contato com as lideranças da sigla em Porto Alegre e no diretório estadual para orientar que seja adotada postura “de cautela”. “O primeiro passo em relação a qualquer negociação precisa ser dado pelo vencedor. O que estamos vendo por aí, de vereadores se adiantando e tomando posições antes de seus partidos, é um absurdo. O Lupi inclusive possivelmente virá a Porto Alegre para tratar deste assunto”, disse, no final da manhã, o presidente municipal do PDT, Nereu D’Avila.

As iniciativas de adesão a Marchezan por parte de vereadores eleitos por partidos que integram a administração Fortunati e que estavam na coligação do vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB), derrotado pelo tucano, começaram pelo PMDB logo após o resultado da eleição e têm aumentado a cada dia. Na terça-feira, vereadores eleitos do DEM, do PSB e da Rede, todos integrantes da coligação de Melo, afirmaram que não pretendem fazer oposição a Marchezan na Câmara. A negociação direta com vereadores permitirá ao tucano a construção de maioria no Legislativo, garantindo votos para a aprovação de projetos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895