O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Carlos Eduardo Thompson Flores, recebeu, na tarde desta sexta-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim. O encontro serviu com objetivo de garantir a cooperação entre as instituições para as manifestações que devem ocorrer no dia 24 de janeiro, data de julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Temos que proteger o patrimônio e a ordem pública. O estado democrático de direito é de livre manifestação, desde que respeitados os princípios da boa convivência e obediência à Constituição e às leis”, enfatizou Jardim.
Thompson enalteceu o serviço dos órgãos ligados ao Ministério da Justiça que estão garantindo a segurança para o julgamento. “É muito importante ressaltar o trabalho conjunto que está sendo desenvolvido por todas as instituições e órgãos de segurança para garantir a serenidade neste momento”, disse o magistrado. Sobre a questão das ameaças à instituição e aos magistrados do TRF4, o ministro Jardim alertou que “existem muitas pessoas fazendo ameaças por fazer, protegidas pelo anonimato. Mas nada de concreto até agora foi apurado para que se tome alguma medida específica”, garantiu o ministro.
O Secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, também participou da reunião e chamou a atenção para a importância do acordo homologado judicialmente com os movimentos sociais. “Eles se comprometeram a respeitar os locais reservados para manifestação e a resguardar o patrimônio público e privado”, explicou.
Também participaram do encontro o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional, Carlos Alencastro, o diretor de Polícias Penais, Joel Amaral, o secretário nacional de Segurança Pública adjunto, Alexandre Mota, e o assessor de imprensa do Ministério da Justiça, Ugo Braga.
Presidente do TRF4 recebe visita do ministro da Justiça
Encontro serviu para garantir o serviço dos órgãos de segurança no dia do julgamento de Lula em Porto Alegre