Presidente estadual do PMDB desconhece suposta desistência de Simon ao Senado

Presidente estadual do PMDB desconhece suposta desistência de Simon ao Senado

Partido só vai procurar outro candidato quando senador formalizar decisão

Voltaire Porto / Rádio Guaíba

Pedro Simon confirmou no fim de semana a desistência da tentativa de reeleição

publicidade

O presidente estadual do PMDB, Edson Brum, afirmou nesta segunda-feira desconhecer o posicionamento do senador Pedro Simon, que no fim de semana disse à imprensa ter se definido pelo fim da vida pública e confirmou desistência da tentativa de reeleição. “Apenas soube (disso) através da imprensa. Por enquanto, para o partido, ele segue sendo o nosso candidato”, declarou Brum. O entendimento do dirigente é de que o PMDB só vai pensar em outro nome quando Simon formalizar a decisão.

No PMDB, as mudanças de posicionamento do senador geraram constrangimento interno já que, depois de Simon ter anunciado, no ano passado, que não tinha planos de concorrer, o ex-governador Germano Rigotto colocou-se à disposição do partido. Em 2014, em um suposto recuo da decisão, o senador voltou a cogitar a possibilidade de disputar a reeleição. A indecisão levou Rigotto a redigir uma carta declarando falta de interesse em representar o partido no pleito.

Outra situação envolvendo a candidatura ao Senado é a política de composição para alianças em torno de José Ivo Sartori, que vai concorrer ao Palácio Piratini. O PSB quer espaço na chapa majoritária e, ao descartar a indicação para vice, mostra predileção para a vaga de senador. Para os socialistas já existe até um nome a ser indicado - o do deputado federal Beto Albuquerque. Entretanto, lideranças do PSB garantem não haver pressão e dizem que o apoio a Sartori não está condicionado a inclusões na majoritária. A ideia é deixar o cargo de vice a outros eventuais aliados, como o PPS e o PSD.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895