Em entrevista à Rádio Guaíba, Portz relata que a medida foi motivada por uma experiência familiar. O neto, com quatro anos na época do acidente, teve a mão presa em uma escada rolante em Capão da Canoa, no Litoral Norte. “Há alguns anos ocorreu um acidente bastante grave com meu neto. De lá pra cá, a gente tem acompanhado sucessivamente acidentes em escadas rolantes”, sustentou. “E também devido a esse acidente com morte em Canoas, a gente se preocupou, porque existem muitas sequelas para a família e para essas crianças”, completou, ao lembrar o caso trágico ocorrido na região Metropolitana na semana passada.
O vereador diz que se baseou na Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, que recomenda que crianças menores de dez anos e pessoas com dificuldade de locomoção utilizem apenas elevadores. “A escada rolante exerce um fascínio nas crianças e também nos adultos, que descem, que sobem, às vezes sem necessidade. Mas é uma verdadeira arma”, ponderou.
Sabendo que, mesmo ao lado dos pais, as crianças podem se machucar, Portz propõe que qualquer um com menos de dez anos de idade não utilize o equipamento. “Meu neto estava seguro pela mãe, protegido pela avó logo atrás, e mesmo assim, num rápido movimento, a escada rolante prendeu a mão dele. A sorte é que tinha um guarda logo à frente e imediatamente ajudou, senão teria arrancado a mão da criança”, sustentou.
Em Lajeado há apenas duas escadas rolantes, ambas situadas no Shopping Lajeado. Mas como o estabelecimento passa por uma reforma, os equipamentos estão fora de uso. O projeto pode sofrer emendas, mas o vereador está otimista quanto à aprovação. “Eu entendo que vá ser aprovado. Não é caso único em Canoas, Capão da Canoa, Porto Alegre. No Brasil afora tem acontecido isso. E a gente tem que respeitar a Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos”, alegou. A proposta deve ser apreciada na Câmara de Vereadores em 30 dias.
Menina de três anos morreu após acidente em shopping de Canoas
Na semana passada, um acidente envolvendo uma criança e uma escada rolante terminou de forma trágica em Canoas, na região Metropolitana de Porto alegre. Uma menina de três anos morreu após ficar presa no equipamento e cair de uma altura de cerca de cinco metros.
Após a queda, a menina chegou a ser socorrida e foi levada para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas, onde passou por cirurgia. Depois, foi transferida para o HPS da Capital, onde acabou morrendo na madrugada de sábado. Logo após o acidente, o shopping de Canoas divulgou uma nota lamentando o episódio e afirmou que está à disposição para ajudar os familiares da menina.
Um inquérito foi instaurado para apurar o acidente, através da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA). A Polícia Civil usará as imagens das câmeras de segurança do centro de compras para apurar o que ocorreu.
Menino teve três dedos amputados
Em abril, no Shopping Total, em Porto Alegre, um menino de quatro anos teve a mão presa na escada rolante e precisou amputar três dedos. Logo após o acidente e os primeiros socorros, foi necessário serrar partes do equipamento para soltar a mão da criança. Um médico cortou a pele que ficou presa às partes metálicas. A criança passou por uma série de cirurgias para tratar o trauma.