Projeto que acaba com a “saidinha” de presos tem regime de urgência aprovado no Senado

Projeto que acaba com a “saidinha” de presos tem regime de urgência aprovado no Senado

Apreciação da matéria agora vai direto para o plenário da Casa, sem passar pela Comissão de Constituição e Justiça

Correio do Povo

"Lei das Saidinhas" se aplica aos condenados que estejam no regime semiaberto e já tenham cumprido um quarto da pena

publicidade

Foi aprovado pelo Senado, nesta quarta-feira, o regime de urgência para analisar o projeto que extingue o benefício da saída temporária de presos, conhecido como “saidinha” ou “saidão”. Conforme o portal R7, o texto agora deve ser votado diretamente pelo plenário da Casa, sem passar pela Comissão de Constituição e Justiça. Nessa terça-feira (6), a proposta foi aprovada pela Comissão de Segurança Pública.

A saída temporária é um benefício previsto no artigo 122 da Lei de Execuções Penais. A “Lei da Saidinhas” se aplica aos condenados que estejam no regime semiaberto e já tenham cumprido um quarto da pena com a de estimular a volta do convívio social, liberando o preso temporariamente durante feriados e pontos facultativos.

Além do fim das “saidinhas”, o texto do projeto prevê a realização de exame criminológico para a progressão de regime e o uso de tornozeleira eletrônica em presos dos regimes aberto e semiaberto ou em progressão para esses regimes.

O relator da proposta é o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que acolheu uma emenda do senador Sergio Moro (União-PR). A sugestão defende a manutenção da saída temporária de presos apenas nos casos para curso supletivo profissionalizante ou de instrução do ensino médio ou superior.

Veja Também


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895