Projeto quer acelerar tramitação de propostas desarquivadas na Assembleia do RS

Projeto quer acelerar tramitação de propostas desarquivadas na Assembleia do RS

Pelo regramento atual, os textos desarquivados devem retornar à estaca zero após a reeleição do autor

Rafael Renkovski*

publicidade

Foi protocolado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, nesta semana, um Projeto de Resolução que determina que toda proposição desarquivada após a reeleição do autor retome a tramitação no estágio em que se encontrava na legislatura anterior. De acordo com o regramento atual, os projetos desarquivados voltam, automaticamente, a tramitar da estaca zero. O autor é o deputado estadual Elton Weber (PSB).

Na justificativa do projeto, é utilizado o argumento de que não é razoável a anulação das decisões de uma legislatura anterior, “uma vez que foram tomadas com toda a legitimidade por parlamentares no pleno exercício de seus mandatos.”

Weber diz que “é uma perda de tempo para a sociedade e um desperdício de dinheiro também. Temos projetos que demoram anos para avançar e, muitas vezes, quando chegam na reta final, a legislatura acaba, um trabalho perdido.”

O deputado cita o exemplo do Projeto de Lei 31/2015, de sua autoria, que garante a posse e propriedade de terra a agricultores e pecuaristas familiares em caso de desapropriação para demarcação de terras indígenas. O PL estava pronto para ser votado quando o mandato encerrou e terá, neste novo mandato, de ser analisado novamente nas mesmas instâncias. No começo da atual legislatura, foram desarquivadas mais de 300 proposições.

Confira o texto e a justificativa do Projeto de Resolução

*Supervisão Mauren Xavier 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895