Política

PSDB declara apoio total às manifestações marcadas para domingo contra Dilma

Presidente do partido, Senador Aécio Neves, não participará das mobilizações

Senador e candidato derrotado na eleição de 2014, Aécio Neves não participará da manifestação
Senador e candidato derrotado na eleição de 2014, Aécio Neves não participará da manifestação Foto : George Gianni / Assessoria de Imprensa Aécio Neves / Divulgação / CP
O PSDB oficializou nesta quarta-feira,  apoio total da sigla às manifestações contra a presidente Dilma Rousseff marcadas para o próximo dia 15 em várias capitais e decidiu mobilizar seus dirigentes e militantes, mas o senador Aécio Neves, presidente do partido, anunciou que não participará dos protestos.  "Nossos companheiros estarão nas ruas do Brasil, mas eu optei por não ir para não dar força a esse discurso de que estamos vivendo um terceiro turno", disse Aécio. A declaração foi feita depois de uma reunião da direção executiva do partido em Brasília.

A estratégia já havia sido definida na semana retrasada em um almoço com os principais caciques tucanos em São Paulo na sede do Instituto Fernando Henrique Cardoso.  Questionado sobre o apoio à bandeira do impeachment da presidente Dilma, mote que norteia as manifestações, Aécio afirmou que a palavra não pode ser vetada. "Não proibimos a palavra impeachment, mas essa não é nossa agenda neste momento".

O senador ironizou a manifestação em defesa da presidente convocada para sexta-feira por entidades como CUT, UNE e MST. "É algo muito arriscado o governo convocar aliados para protestar. Quando Collor fez isso, assistimos àquele resultado".