Política

PSL deve manter neutralidade no segundo turno do RS

Tanto Sartori quanto Leite manifestaram apoio a Jair Bolsonaro na disputa presidencial

PSL não definiu candidato a apoiar no segundo turno das eleições no RS
PSL não definiu candidato a apoiar no segundo turno das eleições no RS Foto : Edilson Rodrigues / ABr
Apesar de ambos terem declarado apoio a Jair Bolsonaro (PSL) na disputa pela Presidência da República, nem Eduardo Leite (PSDB) e nem José Ivo Sartori (MDB) obtiveram até o momento o apoio do PSL gaúcho a suas candidaturas na corrida pelo governo do Estado. Na reunião realizada na noite de quarta-feira para que o partido decidisse se mantém a neutralidade ou endossa um dos dois candidatos, não houve consenso.

Nesta sexta, Bibo Nunes, vice-presidente estadual da sigla e presidente do diretório de Porto Alegre, disse que a posição dos três deputados federais eleitos do PSL gaúcho é pela neutralidade, com liberdade aos filiados para que façam sua opção, mesma premissa do diretório da Capital. Bibo obteve a maior votação para a Câmara dos Deputados entre os candidatos do PSL do Estado, com 91.664 votos. “Deve ser realizada outra reunião, mas a neutralidade com liberação dos filiados é o que consideramos a postura mais lógica, de bom senso, uma vez que os dois candidatos estão apoiando Bolsonaro”, considerou.

O secretário-geral da legenda e segundo mais votado tanto na colocação geral como do partido para a Assembleia Legislativa, Ruy Irigaray (102.117 votos), informou, via assessoria de imprensa, que o que vai definir o apoio na disputa estadual será a orientação dada em conjunto por Bolsonaro e o deputado federal reeleito Onyx Lorenzoni (DEM/RS). Onyx foi indicado na quinta-feira como ministro Chefe da Casa Civil caso Bolsonaro seja eleito.