PT mostra força no Nordeste com três governadores eleitos

PT mostra força no Nordeste com três governadores eleitos

MDB, PSB e PCdoB também conquistaram lugares no executivo estadual da região

Correio do Povo

Camilo Santana conseguiu novo mandato no Ceará

publicidade

Grande responsável pelo empurrão que levou Fernando Haddad ao segundo turno, contra Jair Bolsonaro, o Nordeste teve três governadores do PT eleitos e uma candidata da sigla no segundo turno em seus oito Estados. Além destes, MDB, PSB e PCdoB garantiram o cargo executivo na região.

Alagoas

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), garantiu a reeleição para o governo de Alagoas. Com 81,48% das urnas apuradas, o candidato tem 791.816 votos (77,99%) e não pode ser mais alcançado por Josan Leite (PSL), que tem 10,47%. Renan Filho completou 39 anos, é casado com a administradora Renata Pires Calheiros e tem dois filhos.

Bahia

O atual governador Rui Costa (PT) garantiu a reeleição em primeiro turno, alcançando 75,86% dos votos. Ele não pode ser mais alcançado por José Ronaldo (DEM), com 21,82%. O governador reeleito é um dos fundadores do PT na Bahia, onde construiu sua carreira política a partir da militância no movimento sindical do setor petroquímico.

Ceará

O governador Camilo Santana (PT) garantiu a reeleição no Ceará com 77% dos votos válidos. Seu adversário mais próximo, General Theophilo (PSDB), obteve 12,5%. O governador reeleito do Ceará construiu uma carreira política vinculada à família Gomes, sendo secretário de governo em diversas oportunidades de Cid Gomes.

Maranhão

O atual governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) garantiu sua reeleição com 59,45% dos votos válidos. Roseana Sarney (MDB) ficou em segundo lugar, com 29,44% dos votos válidos. Primeiro governador eleito pelo PCdoB no país, Dino conquistou o segundo mandato no Palácio dos Leões novamente derrotando o grupo político da família Sarney.

Paraíba

O candidato João Azevêdo Lins Filho (PSB) garantiu a vitória na disputa para o governo da Paraíba em primeiro turno, com 58% dos votos válidos. Lucélio Cartaxo (PV), em segundo lugar, com 23% dos votos válidos. Filiado ao PSB desde 2011, o governador eleito da Paraíba disputou este ano sua primeira eleição.

Pernambuco

Paulo Câmara (PSB) venceu a disputa para o governo de Pernambuco, garantindo a reeleição com 50,66% dos votos válidos. Armando Monteiro (PTB) ficou em segundo lugar, com 36,01% dos votos válidos. Os votos brancos somam 6,85% e os nulos, 23,01%. Câmara estreou nas urnas em 2014, apadrinhado pelo ex-governador e ex-ministro Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo, durante a campanha presidencial de 2014.

Piauí

O candidato Wellington Dias (PT) venceu a disputa para o governo do Piauí, e garantiu a reeleição com 55,06% dos votos válidos. Ele ficou à frente do candidato Dr. Pessoa (Solidariedade), que obteve 20,83% dos votos válidos. Bancário e radialista, foi eleito para o quarto mandato de governador do Piauí.

Rio Grande do Norte

Os candidatos Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo (PDT) disputarão o segundo turno das eleições no Rio Grande do Norte no dia 28 de outubro. Fátima Bezerra teve 46,12% dos votos válidos e Carlos Eduardo 32,49%.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895