O presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB-SP), disse nesta quinta-feira, que a reforma política é uma "vitória" do Congresso Nacional, que, na sua opinião, está agindo "adequadamente" na discussão sobre o tema. "O Congresso está agindo adequadamente. E (a reforma) foi muito positiva pelo fato de pela primeira vez, depois de muito tempo, ter chegado ao plenário da Câmara. Já foi uma vitória do próprio Congresso Nacional", disse Temer a jornalistas.
• Câmara aprova redução da idade mínima para governador, deputado e senador
A mudança no tempo de mandato dos políticos para cinco anos foi aprovada nesta quarta-feira, pela Câmara dos Deputados, em primeiro turno - a implantação das mudanças começa em 2020, mas só será consolidada em 2027. A Casa também rejeitou a proposta de tornar o voto facultativo, e não mais obrigatório - 311 deputados votaram contra a mudança. Mérito Questionado sobre a manutenção do voto obrigatório, Temer disse que "conceitualmente" se posiciona a favor do voto facultativo.
"O que quero registrar é que houve esta vitória do Congresso. O voto obrigatório, até vou dar uma palavra, confesso que conceitualmente sou a favor do voto facultativo. Cada um deve fazer do exercício da cidadania aquilo que acha que deva fazer", comentou Temer. "No presente momento, a preocupação é que a inexistência do voto obrigatório torne pouco representativo aquele que chegar ao poder. Então acho que, por enquanto, talvez o voto obrigatório seja mais importante", concluiu.
Reforma política é vitória do Congresso, diz Temer
Mudança no tempo de mandato dos políticos para cinco anos foi aprovada nesta quarta-feira