Regimento da Câmara de Porto Alegre não define autor do plano de trabalho em CPIs

Regimento da Câmara de Porto Alegre não define autor do plano de trabalho em CPIs

Prerrogativa sobre quem apresentará o documento em comissão da Pousada Garoa resultou em impasse na última sessão

Correio do Povo
CPI investiga incêndio na Pousada Garoa em abril de 2024

CPI investiga incêndio na Pousada Garoa em abril de 2024

publicidade

Motivo de impasse na última sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pousada Garoa, a prerrogativa sobre quem será o autor do plano de trabalho da comissão não tem definição no regimento da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

O documento, previsto para ser votado na sessão da próxima segunda-feira, foi apresentado pelo presidente da CPI, o vereador Pedro Ruas (PSol), durante o encontro desta segunda. Relator, o vereador Marcos Felipe (Cidadania) argumentou que é tradição em comissões de inquérito que o plano seja apresentado pelo relator e, portanto, reivindicou para si a missão.

Veja Também

Sem chegar a um acordo – uma vez que Ruas alega que, na Câmara da Capital, a tradição de elaboração do plano de trabalho é do presidente e de que a comissão é um “instrumento das minorias” – a votação do documento foi prorrogada para próxima segunda, 17.

Apesar disso, nos sete artigos que tratam de CPIs dentro do regimento interno da Casa, não há nenhuma indicação de quem é a responsabilidade. Assim, se as partes não chegarem a um consenso, é provável que ganhe o voto. Dos 12 vereadores da comissão, somente quatro, incluindo Ruas, são de oposição. Marcos Felipe, além de base, foi ex-secretário de Serviços Urbanos na gestão passada de Melo.

Entenda:

A comissão de inquérito foi motivada em função do incêndio na Pousada Garoa, em 26 de abril de 2024, que deixou 11 pessoas em situação de vulnerabilidade social mortas e 15 feridas, e evidenciou as precariedades da rede que matinha um contrato com prefeitura para atender a população de rua.

O objetivo do colegiado é identificar, para além do trabalho já realizado, os responsáveis pela tragédia e apontar soluções para a população em situação de rua.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895