Política

Relíquia: Piano Steinway da Assembleia Legislativa do RS é retirado para restauro

O piano, adquirido em 1972, foi fabricado em Hamburgo, na Alemanha, e importado da empresa Steinway e Sons, com sede em Nova Iorque

O Steinway & Sons Model C é considerado um instrumento raro e único
O Steinway & Sons Model C é considerado um instrumento raro e único Foto : Lucas Kloss / ALRS / CP

A Assembleia Legislativa firmou contrato para o restauro do piano alemão Steinway & Sons Model C, de propriedade do Parlamento gaúcho e adquirido em 1972. O piano se encontrava no Teatro Dante Barone, mas estava sem condições de ser utilizado. Foi fabricado em Hamburgo, na Alemanha, e importado da empresa Steinway & Sons, com sede em Nova Iorque.

O instrumento foi retirado da Assembleia Legislativa na manhã desta sexta-feira pela empresa contratada para a execução do trabalho, e que é habilitada pela fabricante para a execução desse tipo de serviço no Rio Grande do Sul. O piano passará por um restauro completo no valor de R$ 96 mil. O contrato tem vigência de um ano. O contratado tem até 180 dias corridos para executar a restauração, prorrogáveis por mais 90 dias corridos, mediante apresentação de justificativa.

| Foto: Lucas Kloss / ALRS / CP

Em 2009, por ocasião do Ano da França no Brasil, um Sarau Especial foi realizado no Teatro Dante Barone e o pianista francês Pascal Gallet usou o instrumento para executar obras de Ivan Jevtic, Debussy, Messiaen e Chopin. "Pascal Gallet elogiou muito o piano. A gente não tinha condições de técnicas de avaliar a qualidade do instrumento", lembra o jornalista Luiz Carlos Barbosa, que era diretor do Departamento de Cultura da Assembleia na época.

Barbosa conta que o piano foi muito usado nos Saraus do Solar Especiais, nas solenidades de prêmios concedidos pela Casa e pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), no período em que utilizava o Teatro Dante Barone para seus ensaios e apresentações. "Acredito que este instrumento é um dos símbolos da relação que a Assembleia Legislativa estabelece com a sociedade por meio da cultura. Estou muito feliz com o restauro da peça", avalia Barbosa, que deu os parabéns à Mesa Diretora e à gestão do Departamento de Cultura.

| Foto: Lucas Kloss / ALRS / CP

O Steinway & Sons Model C é considerado um piano raro e único. Este modelo, conhecido como Semi-Concert Grand, mede aproximadamente 7 pés e 5 polegadas de comprimento (2,26m) e foi produzido pela primeira vez em 1878. A empresa, fundada em 1853, é amplamente reconhecida como produtora dos melhores pianos existentes, e o piano Steinway & Sons Model C é um dos maiores instrumentos já produzidos pela fabricante, sendo altamente valorizado por sua qualidade sonora e construção excepcional.

Grandes artistas como Franz Liszt, Sergey Rachmaninoff, Glenn Gould, Lang Lang, Billy Joel, o poeta do piano, e Vladimir Horowitz – escolheram Steinways como seus fiéis companheiros de palco, pela excelência desses instrumentos.