Reunião de Leite com secretários tem foco na responsabilidade fiscal e educação

Reunião de Leite com secretários tem foco na responsabilidade fiscal e educação

Encontro contou com 24 titulares das 27 secretarias, destaque para vice e painel com nova secretária da Fazenda

Felipe Nabinger

Secretárias mulheres ficaram em primeiro plano na foto oficial com governador e vice.

publicidade

A primeira reunião do novo secretariado de Eduardo Leite (PSDB) foi realizada na manhã desta quinta-feira, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, servindo para alinhar atuação dos titulares das pastas, tanto aqueles que seguem da gestão passada quanto os que estreiam neste ano, além de enfatizar compromissos assumidos como o foco na educação e na responsabilidade fiscal, temas presentes na fala do governador na abertura dos trabalhos. Estiveram presentes 24 secretários e secretárias. As mulheres, que serão nove na composição definitiva do primeiro escalão, o que representa mais de 30%, ganharam destaque na foto oficial. Também participaram o líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes (PP), e o vice-governador Gabriel Souza (MDB), que foi confirmado à frente do Gabinete de Projentos Especiais.

"Foi uma reunião focada em alinhamento de time. A gente inaugura essa relação, com alguns secretários que estavam no governo anterior, mas é momento de fazermos revisão de processos com os que já estavam e orientarmos os novos. Existem compartimentos nas secretarias, mas é um governo só", analisou o governador, após o encontro. 

Em formato de reunião-almoço, com churrasco no cardápio, alguns dos secretários de pastas estratégicas apresentaram orientações aos demais, entre eles Pricilla Maria Santana, primeira mulher a ocupar a Fazenda no RS. "A Pricilla pode repassar a importância da observância das restrições e como lidar com o Regime de Recuperação Fiscal (RFF) de forma a mantermos as contas do Estado em ordem. Lutamos muito para ao longo dos últimos anos alcançar o equilibrio fiscal. E tão duro quanto alcançar é manter", explicou Leite.

A nova secretária foi empossada na última quarta-feira, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), mas antes disso já vinha trabalhando na transição. Ex-subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais no Ministério da Economia, a servidora de carreira do Tesouro Nacional participou do processo de adesão do Estado ao RRF.

Pricilla Maria Santana falou sobre desafios e restrições do RFF para as secretarias. Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini /CP

Além dela, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa ressaltou questões jurídicas e de integração entre as secretarias, enquanto o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, falou sobre a relação do governo com o Legislativo.

Ausências e indefinição

Participaram do encontro os responsáveis por 24 das 27 pastas previstas na reforma administrativa do governo, sendo que dois são temporários: Claudio Gastal que permanece na Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança em janeiro, assumindo o Badesul, após a provação de sua indicação pela Assembleia Legislativa, e Letícia Boll Vargas, que segue em Esporte e Lazer até fevereiro, quando o deputado federal Danrlei (PSD) retorna à pasta já ocupada no primeiro mandato de Leite.

Pedro Capeluppi, que será secretário de Parcerias e Concessões, e Lisiane Lemos, que assumira a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital, foram as outras ausências. O primeiro ainda resolve questões particulares e a segunda trata de sua descompatibilização junto a uma gigante da área da tecnologia. Ambos devem tomar posse ainda na segunda quinzena de janeiro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895