Reunião debate melhorias para revitalização do 4º Distrito de Porto Alegre

Reunião debate melhorias para revitalização do 4º Distrito de Porto Alegre

Programa +4D gera debates e sugestões enquanto não é apreciado pela Câmara de Vereadores

Taís Teixeira

publicidade

A região do 4º Distrito de Porto Alegre tem sido pauta frequente no meio político. Desde a apresentação do Programa +4D, que propõe mudanças na região formada pelos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos, na Câmara de Vereadores, o tema tem movimentado políticos e representantes da sociedade civil. Nesta quinta-feira, o vereador Felipe Camozzato organizou uma reunião com o grupo Urbanismo e Liberdade para debater melhorias que podem ser inseridas nesse projeto antes que seja finalizado e passe pela apreciação dos vereadores, prevista para o primeiro semestre deste ano. O vice-prefeito, Ricardo Gomes, participou pela primeira vez desse encontro, em que fez uma apresentação aos convidados.

O evento ocorreu em uma cervejaria da região. Camozzato explicou que esse grupo existe desde 2018, é formado por cerca de 60 pessoas, entre arquitetos, engenheiros e profissionais que são referências nas suas áreas. Eles se encontram a cada três meses com o propósito de debater o planejamento urbano. O vereador afirmou que o tema é transformador para o município a partir do conceito de densificação com sustentabilidade, que aumenta o aproveitamento das áreas construídas. O vereador disse Porto Alegre tem índice de aproveitamento máximo 3. “Se um terreno tem 100 metros quadrados de área, ele pode ser usado em até três vezes da sua capacidade, ou seja, até 300 metros quadrados de área útil”, exemplificou. Camozzato salientou que em muitos casos, poderia ter um uso maior de forma sustentável, mas que o plano diretor vigente não comporta essa possibilidade.

Além disso, mencionou a implementação de prédios multifuncionais, para a pessoa morar e trabalhar, evitando deslocamentos longos. “São modificações que melhoram a qualidade de vida das pessoas, tornam os custos mais baixos”, disse. O vereador disse que o bairro Bonfim é o mais adensado de Porto Alegre. “Não tem torres de prédios, nem arranha-céus, são edificações antigas, com fachadas ativas, construídas antes do plano atual vigente e se percebe que as pessoas gostam de caminhar, se sentem bem no local”, ressaltou, esclarecendo que é preciso urbanizar para atrair comércio, restaurante e investimentos

O vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, participou pela primeira vez de uma reunião organizada pelo vereador. Na ocasião, o vice-prefeito reforçou que a revitalização do 4º Distrito é mais do que uma questão urbanística. “Têm elementos sociais para as questões de pessoas em vulnerabilidade e segurança social”, acrescentou. Gomes assinalou que estão ocorrendo processos de oitiva junto à população para que possam opinar, finalidade que também é o foco desse encontro, que é ouvir esses especialistas para promover melhorias na proposta inicial. “Dia 4 de abril, vai ter uma audiência pública para apresentar o resultado final do projeto de oitivas para o Conselho Diretor da Câmara de Vereadores”, disse.

No entanto, Gomes destacou que o local já está sendo modificado. “Estamos revitalizando oito praças da região e obras viárias, sendo essas por meio de um empréstimo de 192 milhões de dólares do Banco Mundial, investidos no projeto Centro Estendido, que integra Centro Histórico, o acesso à Orla e a entrada no 4º Distrito, atingindo a Rua Voluntários da Pátria e Avenida Farrapos. “A intenção é aprovar no primeiro semestre e começar a implementação no segundo, trazendo esse conceito de uso misto de moradia e trabalho”, reforçou. Quem quiser participar da consulta popular, opinando sobre mudanças que considera necessárias no 4º Distrito, acesse o link https://bit.ly/consulta4D até o dia 31.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895