Política

RS entra na disputa por dinheiro chinês

China teria interesse em agroindústria, infraestrutura e manufaturas

No primeiro compromisso da agenda oficial da comitiva gaúcha na China, na embaixada brasileira em Pequim, o governador Tarso Genro ouviu do embaixador Valdemar Carneiro Leão que, apesar de a China ter grande interesse em investir e comprar do Brasil, a disputa com outros mercados interessados no dinheiro chinês é grande. Segundo Leão, é importante chegar a um equilíbrio de vantagem para os dois lados, senão os chineses não se sentem atraídos. "Há outros mercados também muito interessantes para eles, no Sudeste asiático, não só o brasileiro, que já tem uma desvantagem geográfica."

O embaixador destacou três áreas nas quais os chineses têm interesse em investir que se encaixam nas intenções da comitiva gaúcha: agroindústria, infraestrutura e manufatura. "A China tem crescente necessidade de importação de alimentos. O que tiver a ver com o agronegócio deve interessar." Leão disse que empresas chinesas de construção têm interesse em realizar obras de grande porte fora da China. Ele destacou ainda a possibilidade de atrair fábricas para o Estado, em especial de automóveis. "A China sabe que o mercado brasileiro é hoje o sexto maior em compra de automóveis, e produzir no país torna o produto mais barato ao consumidor."

Nesta segunda-feira, Tarso faz uma apresentação na Universidade do Povo e visita a fábrica da Foton. A intenção é conversar com diretores da empresa sobre a possibilidade de novos investimentos no RS. A empresa decidiu, em agosto deste ano, que montaria fábrica no município de Guaíba.

Bookmark and Share